quarta-feira, 5 de outubro de 2016

TUDO NOVO!
(A glorificação do ser humano)

... seremos semelhantes a ele (1 Jo 3:2).

Este é o passo final do processo da redenção. O termo diz respeito a tudo o que está incluído na consumação da salvação com a volta de Cristo. Ocorrerá quando Jesus vier e levantar dentre os mortos o corpo de todos os cristãos que morreram nele, e mudar o corpo dos cristãos que estiverem vivos, dando assim, a todos os cristãos as bênçãos finais da salvação: novo corpo, nova habitação, nova comunhão com Deus, libertação plena do pecado, etc.
O cristão enquanto vive aqui neste mundo, deve desejar um maior e melhor aperfeiçoamento através da santificação, contudo, este só atingirá a seu ponto culminante quando Jesus voltar nas nuvens dos céus com poder e grande glória. Todos nós aguardamos por esse dia. E com certeza ele chegará. Um dia ouviremos de Jesus: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mt 25:34). Afinal foi o próprio Jesus quem prometeu: Vou preparar-vos lugar. E seu eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também (Jo 14:2-3). Neste dia, todos aqueles que com insistência avançam na santificação pessoal, serão recompensados. Paulo nos diz que quando ele se manifestar, também nós nos manifestaremos com Ele em glória (Cl 3:4). Então, acontecerá plenitude da santificação em nós, por que como Cristo é, seremos (1 Jo 3:2).
E quais serão os resultados da glorificação? Em primeiro lugar, resultará num novo corpo: Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas (Fp 3:20-21). Será um corpo glorioso igual ao corpo do próprio Cristo. Por isso é que o apostolo João afirmou que seremos semelhantes a ele (1 Jo 3: 2). Um corpo incorruptível, imune às doenças e à deterioração;[1] um corpo forte e espiritual (1 Co 15: 38-50). Este corpo não estará mais sujeito às condições ou às leis desta criação, mas será “corpo espiritual”, quer dizer, regido por leis do Espírito, da nova criação, tal qual o corpo ressurreto de Jesus.[2]
Além de um novo corpo, receberemos uma nova habitação: Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça (2 Pd 3: 13). Com a queda do homem toda criação foi afetada pelo pecado (Gn 3: 17-18). Paulo chegou dizer que a mesma geme aguardando a glorificação dos filhos de Deus (Rm 8: 19-22). A glorificação proporcionará aos salvos uma nova habitação: Inicialmente, no céu, onde passaram mil anos (Ap. 20: 4-6); e depois, a eternidade em uma nova terra, onde estarão para sempre com o Senhor (Ap. 21: 1-3). Um lugar onde habita a justiça, e não o pecado. Parte de nossa glorificação será a provisão de um ambiente perfeito para habitação. Será perfeito porque a glória de Deus estará presente.[3]
A nossa glorificação resultará, ainda, em uma nova comunhão com Deus: E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus (Ap 21: 3). A comunhão que temos com Deus é imperfeita, pois é pela fé (2 Co 5: 6-7), mas, com a glorificação será perfeita, pois o veremos face a face (Ap 22: 4).  E por fim, a glorificação resultará em plena libertação do pecado. O pecado não mais existirá na vida nem no mundo dos salvos[4] (Cl 1: 22; Jd 24; Rm 5: 9-10).
Diante deste futuro glorioso, Paulo aconselha: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão (1 Co 15:58). Que como Paulo, um dia possamos dizer: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4:7). Depois de aproximadamente uns trinta anos de “corrida”, desde o dia que recebeu a Cristo como Senhor de sua vida, ele descreve seu ministério com apenas três expressões. A primeira delas: “Combati o bom combate”, segundo John Stott pode ser igualmente traduzida por “corri a grande corrida”.[5]
Paulo conseguiu chagar ao fim da corrida! Em Atos 20:24 ele disse: Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus. Agora triunfantemente em 2 Timóteo 4:7 o velho apóstolo diz: Completei a carreira! E mais, a coroa da justiça já me esta guardada, a qual o Senhor justo juiz me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda (2 Tm 4:8).
Essa coroa também pode ser tua! Corra até o fim! Ao lado do evangelho, persevere! Não se desespere com os dias maus, com os “tempos difíceis de se lidar”, ao contrário disso, apegue-se ainda mais com o Senhor! Como diz o antigo hino: Segura na mão de Deus e vai! Todo o cristão precisa desejar ardentemente pela volta de Cristo, pois este é o acontecimento que está no centro da fé cristã, pois se tal evento jamais acontecer a obra de Cristo será eternamente incompleta, desta forma a sua volta para arrebatar seu povo e por fim a este sistema contaminado pelo pecado, é a única esperança para o futuro do mundo.

Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pd 3:11-13).

PARA REFLETIR

01. Como é chamado o passo final do processo da redenção? O que irá acontecer conosco nesta ocasião?

02. Qual o seu sentimento quando ouve falar da vinda de Cristo?




[1] Erickson (1997: 432)
[2] Severa (2003: 304)
[3] Erickson (1997: 433)
[4] Severa (2003: 305)
[5] STOTT, John R. A mensagem de 2 Timóteo. 5ª ed. São Paulo: ABU Editora, 2001, p. 109.