terça-feira, 25 de outubro de 2016

MAIS DO QUE MÚSICA
(A adoração na vida cristã)

... importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:24)    .

Você já parou para meditar no que significa a palavra adoração. Não é tarefa fácil defini-la. Seu significado é abrangente. Muitos acham que adorar é sinônimo de cantar. Com certeza você já ouviu a frase: “em nossa igreja temos primeiro a adoração e depois a palavra”. Pois bem, esse é um grande mal entendido. Na verdade, todos os momentos do culto a Deus são um ato de adoração: a oração, a leitura da Bíblia, os cânticos, a reverência, ofertar e até mesmo o saudar uns aos outros. Diferente do louvor, que está mais ligado à música, a adoração está ligada ao dia-a-dia. Nós louvamos a Deus com a nossa a nossa voz, mas devemos adorá-lo com a nossa vida. Neste estudo, gostaríamos de pensar sobre o a vida do verdadeiro adorador.
Alguma vez você já teve coragem de perguntar a si mesmo se é ou não um autêntico adorador. Em João 4:24 lemos: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu queria que você observasse comigo atentamente a palavra “adoradores”. No texto original da bíblia é “proskunetai” que significa aquele que pratica a “proskunéo”. Nesta conversa, Jesus usa essa palavra dez vezes! Ela nos ensina muito sobre como deve ser a nossa adoração. Vejamos dois significados desta palavra.
Em primeiro lugar, verdadeira adoração tem a ver com entrega. O significado primário dessa palavra é abaixar o corpo, dobrá-lo, prostrar-se literal ou simbolicamente, fazer reverência a alguém superior. Entre os gregos era um termo técnico que significava “adorar os deuses”, dobrando os joelhos ou prostrando-se. Em outras palavras descrevia o gesto de curvar diante de uma pessoa. Este gesto traduz o ato de reconhecer a insuficiência do adorador e a superioridade do objeto adorado, colocando-se a sua inteira disposição.[1] Aqui está um dos porquês de existirem tão poucos adoradores, quase ninguém quer pagar o preço da prostração, da entrega. Verdadeira adoração exige entrega! Esse ato significa perder o controle da própria vida, e pouca gente aceita isso.
Em segundo lugar, verdadeira adoração tem a ver com aproximação. Em segundo lugar, estudando o termo “proskunéo”, é interessante notar que ele se compõe de duas palavras gregas: “pros” que significa “para” e “Kunéo” que significa “beijar”.[2] Se traduzida literalmente a palavra pode significar “beijar a mão ou o piso diante de”. Shedd diz que entre os gregos, beijar a terra ou a imagem, em sinal de adoração, acompanhava o ato de prostra-se no chão.[3] Mas porque Jesus usou esta palavra? O que um termo que também significa beijo pode nos ensinar?
No Antigo Testamento a palavra usada mais de 170 vezes para indicar adoração é “shachah”, e que se traduz literalmente como inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se. Nós podemos fazer tudo isso a distância! Quando Jesus introduz uma palavra que também significa beijo, ele está ensinando que verdadeira adoração tem a ver com aproximação, contato! Por quê? A resposta é simples: beijo denota contato, aproximação. Quer ser um verdadeiro adorador, não se esqueça que verdadeira adoração exige aproximação. Não tem como dizer que somos verdadeiros adoradores se não vivemos constantemente aos pés do Senhor. É preciso contato diário com Ele! 
Além da adoração, a Bíblia ensina o povo de Deus a louvá-lo. Louvar é um mandamento: Louvai ao Senhor...  (Sl 117:1 cf. Rm 15:11). Entretanto, a supervalorização dos ritmos e o desprezo pelas letras dos cânticos, por parte de muitos líderes de louvores dos dias atuais, é lamentável e precisa urgentemente ser repensada. Partindo do principio que o louvor é para Deus, nossa expressão de ações de graça tem que ter entendimento, isto é, precisamos saber o que estamos cantando ou dizendo a Ele. Não podemos nos iludir com o emocionalismo dos ritmos. Temos que ter em mente que cantar hinos não é mera exibição, mas sim, um momento de exaltação a Deus.
Quando não nos preocupamos com o que estamos cantando corremos o grande risco de cantar doutrinas anti bíblicas. Por isso, nossa base para os louvores deve ser a Palavra de Deus. Tudo o que cantamos precisa passar pelo crivo das Escrituras. É fundamental analisarmos nossos cânticos, para que em nossos cultos, o Senhor Jesus seja louvado com sabedoria por sua igreja. O louvor a Deus precisa estar embasado na Palavra de Deus! Veja o que Paulo disse aos irmãos de Colossos: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração (Cl 3:16). Veja como “louvor” e “palavra” andam juntos. “De acordo com Paulo, existe uma relação clara entre o conhecimento da Bíblia e a adoração em cânticos”.[4] Neste texto, Paulo nos ensina que a palavra de Cristo precede toda e qualquer prática, pois como cantaremos ou oraremos a um Deus cujo ensino ignoramos ou desprezamos? Só conhecemos a Cristo através de sua palavra.
No Salmo 119, Davi mostra quão valiosa são as Escrituras Sagradas. Ela deve ser o conteúdo da nossa adoração e deve habitar ricamente em nós. Habitar, diga-se de passagem, não é “ficar” por alguns momentos, mas é morar para sempre! A palavra de Cristo deve influenciar nossa vida constantemente. Segundo Warren Wiersbe, a palavra “habitar”, neste texto, significa “sentir-se em casa”.[5] Todo cristão precisa ter familiaridade com a Palavra de Deus! A Palavra de Deus precisa achar guarida no coração daquele que o adora. Ela tem de se sentir em casa para transformar o que precisa ser transformado, mudar o que precisa ser mudado, restaurar o que precisa ser restaurado. Que assim seja!

PARA REFLETIR

01. O que significa “adoração”? Ela está condicionada à música?

02. Quando louvamos a Deus o que precisamos ter em mente?





[1] Shedd (2007:19).
[2] Vine; Merril; White Jr. (2009:374).
[3] Shedd (2007:19).
[4] Wiersbe (2006:183).
[5] Idem, p. 182.