segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MARAVILHOSA GRAÇA!
(Um presente para os seres humanos)

Cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus (At 15:11).

Desde muito cedo, todo ser humano aprende a ganhar coisas pelo seu próprio esforço. Especialistas vão dizer que cada boa ação da criança deve ser recompensada, para que ela se sinta encorajada a repetir a ação. Nas escolas, quanto melhor e mais inteligente ela for, mais prêmios ela tem. A coisa não muda muito depois que chega à fase adulta. O “mercado” procura pessoas qualificadas. Você precisa se qualificar o máximo possível para ter um bom emprego, para não ter de depender dos outros, para poder se sustentar do “próprio suor”, de forma digna. Sem entrar no mérito de tudo isto ser certo ou errado, é bem possível que seja por crescer neste ambiente, que a maioria de nós têm tanto problema para entender corretamente a graça de Deus, afinal, não gostamos da ideia de receber a vida eterna por causa de uma suposta “caridade celestial”. Queremos estar no céu por merecer! Neste sentido a mensagem da graça, que deveria confortar, choca-nos. 
E o que podemos dizer que é a graça de Deus? De maneira bem objetiva podemos dizer que é o favor imerecido dele ao ser humano, que atinge seu ápice na morte de Jesus na cruz. Então, grave isso: apesar dos vários usos da expressão na Bíblia, o principal sentido dela é o de favor imerecido de Deus, “demonstrado a pecadores culpados que só mereciam o juízo. É o amor de Deus demonstrado aos não-amáveis. É Deus estendendo a sua mão para pessoas rebeldes contra ele”.[1] E não é de hoje que Deus é gracioso: Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória (1 Pd 5:10a). Este “Deus de toda graça” não começou a ser assim na época do Novo Testamento. Podemos ver claramente a graça de Deus no Antigo Testamento. Afinal, qual foi o mérito de Noé, em quem Deus achou graça (Gn 6:8)? Noé não era perfeito e, logo depois de sair da arca, demonstrou isso (Gn 9:18-21). Qual foi o mérito de Abrão ao ser escolhido para ser o pai de todos os que têm fé (Gl 3:7)? Será que foi o fato de ele fazer parte de uma família idólatra (Js 24:2)? Qual foi o mérito de Moisés para Deus tê-lo escolhido para libertar seu povo? Ele ter assinado um egípcio (Ex 2:11-14)? Qual foi o mério de Davi para ser chamado de “o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13:14)? Ter adulterado e depois matado o esposo da mulher com quem adulterou (2 Sm 11:1-16)? Deus sempre foi o “Deus de toda graça”. Até quando escolheu o povo de Israel, não foi porque eles eram numerosos - pois eles não eram, na verdade Israel era insignificantes diante das outras nações, o menor de todos os povos -, mas porque os amava (Dt 7:7-8).
Quando chegamos ao Novo Testamento, continuamos a ver a graça de Deus. Qual foi o mérito de Maria, para que Deus a contemplasse (Lc 1:47)? Qual foi o mérito do mal quisto publicano Mateus, para receber de Jesus o convite: segue-me (Lc 5:27)? Qual foi o mérito de Paulo para ser chamado de perseguidor a perseguido (1 Tm 1:13)? “Deus é gracioso porque age graciosamente, ou seja, atua por graça, não por merecimento da pessoa”.[2] Deus foi, é, e sempre será: o Deus de toda a graça! Graça ontem, hoje e sempre jorra do trono de Deus! Paulo disse, em Romanos 5:20: onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. Não existe aquele, que seja tão sujo a ponto de a graça, do Deus de toda graça, não poder alcançar.     
A maior evidência desta graça está estampada na obra de Jesus Cristo. O evangelho de João proclama de forma magnífica que ... a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (1:17). Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho (Jo 3:16). A ação graciosa de Deus em favor da salvação do ser humano passa pela entrega do seu filho amado. Hoje, só podemos experimentar a graça, por causa da morte de Cristo Jesus. Aqui é preciso que entendamos bem esta questão: Deus é tão gracioso que enviou Jesus, todavia, a morte de Jesus não resultou a graça, esta é uma expressão da graça. Os servos de Deus do Antigo Testamento, que viveram antes da morte de Cristo, também experimentaram a graça de Deus, pois ele sempre foi gracioso. 
Os servos de Deus do Antigo Testamento foram salvos e abençoados pela fé naquele que viria; nós, os que vivemos depois da morte de Cristo, somos salvos e abençoados pela fé naquele que já veio. Um dia ele voltará para buscar todos os seus filhos, os do passado e os do presente. Esta graça que para nós chegou gratuitamente, custou a morte do salvador. “Ela pode parecer gratuita, mas o preço que Jesus pagou por nós foi terrivelmente alto”.[3] A morte de Cristo na cruz é a maior demonstração da graça de Deus e, só por causa desta demonstração, podemos desfrutar da graça.
Podemos encontrar esta verdade também na carta aos Efésios, no capítulo 2, onde lemos: ... para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus (v. 7). “Deus exibe ao universo a insondável riqueza da sua graciosa bondade para conosco por meio de Cristo”.[4] É interessante notar que o texto diz que a graça se desdobraria para as futuras eras. Não era só para aquele tempo. É para o nosso como também para todo futuro. Em todo o tempo a “suprema” riqueza da graça demonstrada em Cristo poderá ser vista.
A graça de Deus é tão importante e necessária porque nos torna iguais. Se a salvação é pela graça e não depende do que nós fazemos, então, ninguém pode bater no peito e dizer que é mais importante. Em Efésios somos informados que a salvação não é pelas obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8). A Bíblia “A Mensagem”, em linguagem contemporânea, traduz este versículo dizendo que a salvação é um imenso presente de Deus! Não somos protagonistas nesta história. Se fosse o caso, andaríamos por aí nos vangloriando do que fizemos. Não! Um dia nós estaremos no céu, e lá não haverá exibicionismo, lá não haverá vanglória, lá não haverá testemunhos extraordinários que chamam atenção para os feitos de uma pessoa, lá não haverá cristãos “mais espirituais”. A razão é muito simples: todos estarão ali por uma só razão, por causa da graça de Deus.

PARA REFLETIR

01. O que é a graça de Deus? Quando Deus começou a ser o “Deus de toda graça”?

02. Conforme Efésios 2:8, como recebemos a salvação? O que você pensa disso?




[1] Bridges (2007:21).
[2] Linden (2008:461).
[3] Swindoll (2009:67).
[4] Unger (2006:540).