quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MORDOMOS DO TEMPO E DO CORPO
(A mordomia na vida cristã)

“Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente...?” (Lc 12:42)

            Uma das figuras que a Bíblia usa para comparar o discípulo de Cristo é a do mordomo. Um mordomo é um administrador. A palavra grega traduzida por “mordomos”, em nossas Bíblias, é oikonomos. Um oikonomos trabalhava como um gerente, um superintendente para quem o chefe da casa ou proprietário tinha confiado a administração dos seus afazeres, o cuidado das receitas e despesas, e o dever de repartir a porção própria para cada servo e até mesmo para as crianças pequenas. A responsabilidade de um mordomo era realmente grande.  
Pois bem, nós somos mordomos de Cristo, conforme já afirmamos. Ele mesmo afirmou esta verdade (Lc 12:35-48). O que isso significa? Baseado nestas definições apresentadas, podemos dizer que o mordomo de Cristo é aquele que cuida, protege, administra os bens e propriedades que são d’Ele (1 Co 4:1-2). O Senhor nos comissionou para administrar e cuidar de todas as coisas criadas e mantidas por Ele! Somos mordomos do nosso tempo, do nosso corpo, do nosso dinheiro, e etc. Todas estas coisas nos foram dadas por Deus, e ele quer que as administremos com responsabilidade. Neste estudo, e no próximo, falaremos sobre algumas áreas de nossa vida que precisamos administrar como mordomos. Começaremos com o tempo e com o corpo.
            A primeira destas áreas esta relacionada ao nosso tempo. Cada momento que se vive, cada instante que se passa é dádiva divina e como administradores do tempo que Deus nos dá, devemos saber como andar! Sabendo dessa verdade, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5:15-16). Existem duas expressões muito interessantes neste texto. A primeira delas é “vede prudentemente” que tem o sentido de “daí grande atenção!”. É preciso dar grande atenção com nosso modo de andar. É preciso estar alerta! Como fazer isso? O texto responde com uma segunda expressão: “remindo o tempo”. A palavra “remir” neste texto significa “pechinchar”. Faz alusão a compradores que esperam o melhor preço do produto para adquiri-lo. Assim deve ser a administração do nosso tempo! Não gaste os precisos momentos de vida que o Senhor lhe deu de qualquer jeito!  
Não desperdice seu tempo! Com os filhos de Deus não pode haver “tempo perdido”. Não deixe o tempo passar de qualquer jeito, sejamos nós os “comerciantes” que pechincham, que buscam vantagens cuidadosamente, que pensam antes de agir, que não são escravos do tempo antes o dominam tornando-o a seu próprio favor.  Mas porque Paulo estava tão preocupado assim com a administração do tempo? Veja a resposta no próprio texto: ...remindo o tempo, porque os dias são maus (Ef 5:15-16). Aqui está o motivo: “os dias são maus”. Já eram na época de Paulo e são muito mais agora. Por isso é preciso “dar grande atenção” com o modo que andamos, “pechinchar” o nosso tempo para não sermos estragados, contaminados, afetados com todo o mal que tão de perto nos rodeia. Vivemos dias maus. A cultura ora ou outra nos sufoca, é tanta coisa que muitas vezes é difícil pechinchar e ser um bom administrador do nosso tempo, mas é preciso! Por mais “interessantes” que sejam as novidades, a moda, a última tendência do mercado, não entre de cara, pondere.
Além do tempo, precisamos ser bom mordomos do nosso corpo. O nosso corpo é magnífico. Diz o salmista que de modo terrível e maravilhoso fomos formados (Sl 139:14). Nosso corpo não é obra do acaso, fomos criados por Deus. E, diante disso, somos desafiados glorificar a Deus em nosso corpo: Glorificai, pois a Deus no vosso corpo. Com essa frase Paulo estava ensinando um conceito totalmente novo para os irmãos de Corinto. Havia uma falsa crença nesta cidade que dizia que o corpo não tem significado permanente na vida do homem e por isso poderia ser usado de qualquer maneira que produzisse prazer sexual. O apóstolo mostra que isso é um grande mal entendido. Podemos e devemos sim glorificar a Deus com o nosso corpo! A seguir, mostraremos alguns cuidados para com o corpo, que nos ajudarão a glorificar a Deus com ele. Em Efésios há um princípio quanto ao cuidado que devemos ter com o nosso corpo. É como que se pudéssemos ouvir Paulo dizendo: Cuide do seu corpo! Diz o texto: Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo (...) ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida (Ef 5:28-29 – NVI). Para Paulo é muito claro que os cristãos cuidam do seu corpo. Vejamos, então, três cuidados básicos que todo mordomo do corpo deve levar em conta:
            (1) Não descuide dos exercícios físicos. Os médicos orientam um mínimo de 30 minutos de exercícios físicos por dia. E aqui não estamos nos referindo apenas à academia, apesar de ela ter a sua importância, não é só numa academia que praticamos exercícios físicos. Caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar, são exercícios bastante eficientes. Os músculos e órgãos do corpo humanos foram feitos para funcionar, quando isso não acontece à tendência é atrofiarem, o que resultará num corpo cansado e fatigado.
            (2) Não descuide da alimentação saudável. Esse é outro princípio de cuidado com o corpo que o mordomo não pode esquecer. E neste caso se formos mordomos infiéis, nós mesmo seremos as próprias vitimas. Tem muita gente que negligencia esse princípio. Uns comendo muito e outros comendo mal. Para o primeiro grupo a Bíblia diz: põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão (Pv 23:2). Para o segundo grupo a Bíblia alerta: Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Co 3:16). Cuide bem da sua alimentação!            
            (3) Não descuide do repouso diário. Umas das características do mundo pós-moderno é a velocidade com que as coisas acontecem, tudo é muito rápido, muito veloz. Uma carta que a 50 anos demorava três meses para chegar do Japão ao Brasil hoje pode ser enviada em segundos através da internet. O mundo voa! Quem anda devagar fica para trás. Todas essas circunstâncias levam o ser humano a querer trabalhar como uma máquina. E na maioria das vezes o repouso diário adequado, que envolve de 6 a 8 horas diária de descanso é negligenciado. Equilibre trabalho e descanso (Ex 20:8-11), sempre.

PARA REFLETIR

01. O que significa ser “mordomo”? Você tem sido bom mordomo do seu tempo?

02. O que você pode fazer para ser um bom mordomo do corpo?