segunda-feira, 10 de outubro de 2016

NOSSA ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA
(O manual da vida cristã)

... tenhas cuidado de obedecer a tudo o que nela está escrito (Js 1:8).

            Podemos confiar na Bíblia? Ela tem alguma relevância para nossa vida? A resposta para essas duas perguntas é, sem dúvida, Sim!. A Bíblia é única. Em toda a história do ser humano, um livro jamais produziu o seu impacto. Mas o que é exatamente a Bíblia? Bem, a palavra vem do grego biblos (livro), nome que era dado à folha de papiro preparada para a escrita. Um papiro de tamanho pequeno era chamado biblion e vários destes eram chamados de bíblia. Por isso, se traduzida literalmente, a palavra “Bíblia” quer dizer “coleção de livros pequenos”.[1] A “Bíblia Sagrada”, desta forma, pode ser definida como uma coleção de livros sagrados (inspirados por Deus, 2 Tm 3:16, 2 Pd 1:21), com diversos autores, de diferentes origens, extensão e conteúdo, que não se contradizem; e que contam a história da revelação de Deus a humanidade, e constitui, assim, a única regra de fé e de prática para os cristãos.
            Uma vez salvos pela graça de Jesus, iniciamos a nossa carreira cristã. Depois de justificados, entramos no processo de santificação. Nesta caminhada, saber o qual a vontade Deus para nós, é extremamente importante se não quisermos andar por caminhos errados. Mas, como posso descobrir qual é a vontade de Deus? Observe o que disse o salmista e veja a proximidade que existe entre fazer a vontade de Deus e ter a lei do Senhor no coração: ...agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei (Sl 40:8). É na Bíblia Sagrada que encontramos revelada a vontade de Deus. De modo que não crer na Bíblia é não crer em Deus. Desobedecê-la é desobedecer a Deus, por isso, tenhas cuidado de obedecer a tudo o que nela está escrito; assim farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido (Js 1:8).
            É importante afirmarmos, também, que a Bíblia não tem fim em si mesma. Seus escritos apontam para Jesus! Aí está sua grande relevância. Jesus é o tema central de toda a Bíblia. Ele mesmo tinha consciência disso (cf. Mt 5:17; Lc 24:27, 44; Jo 5:39; Hb 10:7). Certa vez ele afirmou que as Escrituras dão testemunho a seu favor (Jo 5:39). A palavra escrita sempre vai nos direcionar à Palavra da vida: Jesus (1 Jo 1:1)! A Bíblia não é o que temos de mais importante; todavia, ela é importante, pois, coloca as coisas nos devidos lugares, fazendo àquele que é mais importante (Jesus) ser glorificado.
            A Bíblia Sagrada nos traz discernimento. O Salmo 119 diz: A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices (v. 130, grifo nosso). Este verso traz uma mensagem sublime. Vamos por partes: atente para a palavra “exposição”. Ela é a tradução da palavra hebraica pêtáh, que significa literalmente “porta ou abertura”, e pode designar uma entrada. Então, o salmista compara a palavra de Deus com uma “porta”. A razão de ele fazer isto está nas casas do oriente: a maior porção da luz vinha das portas, visto que as janelas eram poucas e pequenas.[2]
      Agora, tente imaginar o salmista sentado em sua casa observando o facho de luz entrar pela porta. Este homem apaixonado pela beleza, harmonia, perfeição e praticidade das Escrituras, não resistiu. Quando escreveu o Salmo 119 fez a comparação: a “abertura” das tuas palavras dá luz! A Bíblia é uma porta que, quando aberta, a luz do Senhor passa através dela. Ela dá entendimento aos símplices, diz a parte b do verso. Os “símplices” são pessoas abertas à instrução. O interessante aqui é que, a palavra hebraica traduzida por “símplice” vem de uma expressão que significa “porta aberta”. “Ela evoca a imagem de uma pessoa ingênua que não sabe quando fechar a mente contra o ensinamento falso e impuro”.[3] Ela não tem discernimento, é influenciável. Mas, segundo este texto, a exposição da Palavra de Deus a torna entendida! Por isso a exposição das Escrituras é tão importante!
      Percebeu que mensagem fantástica a deste verso? Quando a Escritura, que é comparada a uma porta, se abre (isto é, quando ela é explicada), os símplices (os que estão com a “porta” da mente aberta a todo tipo de ensinamento), aprendem a fechar a porta para os falsos ensinos; ganham entendimento! A lei do Senhor... dá sabedoria aos símplices (Sl 19:7). Não foi sem razão que o apóstolo Paulo aconselhou Timóteo: Prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo (2 Tm 4:2). Não foi sem razão também que, o apóstolo João, proibiu que se recebessem nas reuniões do povo Deus os que traziam falsos ensinos (2 Jo 9-10), e elogiou os líderes que recebiam bem os que traziam a verdade (3 Jo 5-8).
            Por fim, lembramos que a Bíblia não é meramente um livro teórico, com regras antiquadas, com normas superadas. Ela é um livro prático, que traz princípios aplicáveis às pessoas de todos os tempos e lugares: ... por que tudo que dantes foi escrito, para o nosso ensino foi escrito (Rm 15:4). Não se trata de um texto morto, que desperta curiosidade apenas por fazer parte da história. A palavra de Deus é viva e eficaz! Estimula a mente, alimenta a alma e satisfaz o coração. Em 2 Timóteo, está escrito que toda Escritura é inspirada por Deus e útil (3:16).
            Em nossa vida cristã, utilizemos este livro. Quando formos fazer nossos negócios, levemos em conta os princípios bíblicos. Quando formos pregar a alguém, levemos em conta os conteúdos bíblicos. Quando formos orientar nossos filhos, levemos em conta os padrões bíblicos. Aqueles que estudam as Sagradas Escrituras com regularidade e profundidade vão descobrir e entender muitas verdades e princípios espirituais que, algumas vezes, irão confrontar aquilo que creem, pensam e, às vezes, ensinam como se fosse verdade. O que fazer nessas ocasiões? Submeter-se ao ensino da Bíblia. Que ao estudarmos a Palavra de Deus, tenhamos em mente, também, o que diz o versículo 11, de 1 Coríntios, capítulo 10: Todas estas coisas sucederam a eles como exemplos, como lições objetivas para nós (...) foram escritas para que pudéssemos ler a respeito delas e delas aprender nestes últimos dias enquanto o mundo se aproxima do fim (BV).

PARA REFLETIR

01. O que é exatamente a Bíblia Sagrada?

02. Pense sobre a relevância da Bíblia para a vida cristã?




[1] Silva (1986:18)
[2] Davidson (1963:606).
[3] MacArthur (2007:75).