terça-feira, 20 de setembro de 2016

CHAMADOS POR DEUS
(O chamado para os seres humanos)

... para isso vos chamou pelo evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Ts 2:14).

Até esta altura dos estudos deste guia tratamos de aspectos mais gerais relacionados à salvação. A partir deste estudo, começaremos a tratar de aspectos mais objetivos, isto é, vamos falar do passo a passo do processo da salvação. Como ela acontece? Como começa? Como se desenvolve? Como se dará sua consumação? Todas estas perguntas serão respondidas neste, e nos próximos estudos. Neste, começaremos a nossa abordagem sobre a aplicação da salvação, falando sobre o meio pelo qual Deus chama as pessoas para a salvação, que é pelo ouvir a Sua Palavra: ... a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo (Rm 10:17, AS21).
De início vamos tentar definir “chamado”: O chamado é o ato de graça pelo qual Deus convida os homens a aceitarem pela fé a salvação providenciada por Cristo. É o primeiro passo no processo da salvação. É através do chamado que a pessoa que ainda não conhece a Cristo pode recebê-lo como Senhor. Este também acontece pela graça (2 Tm 1:9). O chamado, apesar de ser por meio de um instrumento humano, vem do próprio Deus segundo a Bíblia (cf. Jo 6:44; At 16:14). É interessante notarmos que Deus usa pessoas para chamar pecadores a si mesmo.
E como isto acontece? O principal meio, conforme já dissemos, é a pregação da palavra (cf. Rm 10:14, 16-17; 2 Ts 2:14). A pregação da Palavra é o instrumento que o Espírito Santo, que é Deus, usa para gerar fé no coração daqueles que ainda não alcançaram a salvação. Quando a palavra esta sendo proclamada a alguém o Espírito atua no “convencimento” desta pessoa (Jo 16:8-11). É ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Ele fala diretamente à consciência do homem, que embora esteja cauterizada, pode ser convencida. Convencer não é converter, é persuadir ou refutar um oponente para que resolva a questão mediante uma luz clara, quer venha a aceitar quer rejeitar a evidência. O chamado só será eficaz e resultará em salvação se for acompanhado da fé salvífica. Em Mateus 22:14 lemos que muitos são chamados, “mas poucos escolhidos”. Somente os que aceitam a pregação, de fato, alcançarão a salvação.
Este evangelho, uma vez que proclamado e recebido pelo pecador, produz mudanças significativas na vida do mesmo. Por isso mesmo não podemos nos calar. Paulo foi um dos maiores pregadores desta palavra. Ele deixou-se ser usado por Deus para chamar inúmeras pessoas à fé. O apóstolo acreditava no poder do evangelho. Sabia que Deus, através dele, pode salvar pessoas: Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego (Rm 1:16). Há três razões apresentadas neste versículo que nos aponta o valor glorioso do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Precisamos sempre ter estas verdades em mente.
Em primeiro lugar, a mensagem do evangelho é poderosa: ...pois é o poder de Deus. No versículo já citado, Paulo diz que o evangelho é o poder de Deus. A palavra que foi traduzida por poder nas nossas bíblias, no texto original, é dunamis, de onde se deriva a nossa palavra moderna dinamite. A dinamite tem um poder destruidor. Foi inventada pelo sueco Alfred Nobel, em 1866. Olha só que interessante: muitos anos antes de Alfred Nobel colocar o nome de dinamite na sua invenção, o apóstolo Paulo já usava essa palavra para falar do poder do evangelho. É claro que ele não tinha em mente a dinamite como nós a conhecemos. Esta ainda não existia. Todavia, a palavra usada por Alfred Nobel para se denominar a sua invenção destruidora, foi usada por Paulo para se referir ao poder transformador do evangelho. O apóstolo acreditava no grande poder do evangelho e deixa bem claro que, nenhum poder, seja ele político, social, econômico ou religioso, se compara ao poder do evangelho. Tenhamos também esta certeza! Acreditemos no poder do evangelho! Creiamos que ele pode dar novo rumo à vida do que está desorientado! Ele é o poderoso método divino para nos levar ao céu!
Em segundo lugar, a mensagem do evangelho é libertadora: ...pois é o poder de Deus para a salvação. O significado da palavra “salvação”, na época de Paulo, era bastante abrangente. Significava “livramento”. Esse livramento era tanto pessoal quanto nacional. Assim é a mensagem do evangelho. O evangelho nos liberta do castigo e do poder do pecado. Mas como isso acontece? É simples. A mensagem do evangelho tira as vendas da incredulidade e do engano. O evangelho desvenda os nossos olhos. Ele “mostra o homem morto em seu pecar, sem condições de levantar-se por si só, a menos que, Jesus que é justo, o arranque de onde está, e o justifique, e o apresente ao Pai” (Trecho da música “O Evangelho”.  Composição: Paulo Cezar, Grupo Logos). O evangelho transforma a pessoa por inteiro. O evangelho pode libertar o viciado! A meretriz! O alcoólatra! A pessoa perdida, sem rumo, sem esperança! Ele pode!
Em terceiro lugar, a mensagem do evangelho é imparcial: ...pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu e também do grego (grifo nosso). A mensagem poderosa do evangelho não está restrita a um grupo de pessoas, está disponível a todos. O evangelho não é exclusivista: todo aquele que crê pode ser transformado pelo evangelho. Isso inclui o negro, o branco, o rico, o pobre, o adulto, a criança, o homem, a mulher, o idoso, o jovem, o letrado e o analfabeto. A mensagem não privilegia uma classe, é imparcial! Rompe com as convenções sociais segregadoras. O evangelho é destituído de qualquer tipo de preconceito.
Um dia nós, crentes em Jesus, recebemos o chamado. Deus, por sua graça, usou alguém para nos apresentar o evangelho. Esta palavra que é poderosa, libertadora e imparcial, nos mostrou o lugar que estávamos. Com a ajuda do Espírito, conseguimos nos levantar. Deus continua chamando pessoas. Deixe ele usar sua boca, seus pés, e sua mente, nesta gloriosa tarefa, para abrir os olhos dos que estão cegos por Satanás, a fim de que se convertam das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, para que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim (At 26:18).

PARA REFLETIR 

01. O que é o chamado e quando ele acontece, isto é, quais são os meios e instrumentos usados por Deus para chamar pessoas ao arrependimento?

02. Você acredita na mensagem do evangelho? O que Romanos 1:16 nos ensina sobre ela?