terça-feira, 7 de junho de 2011

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ATOS DOS APOSTOLOS

Introdução.


De todos livros do N.T. o livro Atos dos Apóstolos ocupa uma posição singular. É o único que tenta apresentar uma narrativa histórica dos tempos imediatamente seguintes á ascensão de Jesus Cristo.

Esse livro é o segundo volume de uma obra de dois volumes de Lucas, o médico amado.

O primeiro volume é um evangelho, onde se encontra a história do fundador do movimento cristão. O segundo se inicia onde o outro terminou. A informação encontrada nele não se encontra em nenhum outro livro do Novo Testamento.


Atos.

Data.

O tempo da escrita de Atos é um dos problemas mais discutidos no meio erudito do N.T., as datas variam desde 60 d.C. a segunda metade do segundo século. Duas coisas são evidentes: Atos foi escrito depois do Evangelho de Lucas e subseqüente aos eventos de Atos 28.30.

Geralmente é aceito que Atos foi escrito antes do primeiro julgamento de Paulo perante Nero. Embora haja discussões acerca da época exata do encerramento de Paulo em Roma, a maioria dos estudiosos colocaria o fim dos dois anos dentro do período de 59-62 d.C.

O fator determinante na datação deste período é a chegada de Festo a Cesaréia a data mais provável é cerca de 57 d.C. Isto colocaria a viagem a viagem de Paulo a Roma no inverno de 57-58. os dois anos de Atos 28.30 incidiriam, então, entre 58-60. Outros fatores para se crê nessa data são:

Primeiro: A maneira abrupta de encerrar pode ser entendida pelo fato de Atos ter sido escrito antes do aparecimento de Paulo perante Nero. Não é natural um livro terminar dessa maneira, se o autor sabia que Paulo havia sido solto.

Segundo: Em nenhuma parte o autor insinua acerca da morte de Paulo. Atos termina com uma nota demasiadamente confiante. Certamente o autor, em algum lugar, teria traído a si próprio se soubesse da morte de Paulo.

Terceira: A reação geral das autoridades romanas ao cristianismo torna difícil de se crer que a perseguição neroniana havia iniciado.

Em toda parte os oficiais romanos haviam declarado os cristãos inocentes das acusações trazidas contra eles. A perseguição por decreto imperial ainda não havia começado.

Quarta: Se se aceita que Paulo é autor das Epistolas Pastorais, então ele teve que ser solto da prisão, para se explicar as referencias históricas nas Pastorais que não podem ser correlacionadas com Atos.

Por essas e outras argumentações a data mais provável é 66-70 d.C. antes da destruição de Jerusalém.

Fontes.

Tendo-se determinado que Lucas, o médico amado, escreveu Lucas-Atos pelo fim da guerra judaico-romana, naturalmente segue-se que muita parte do material contido em Atos é de um relato de testemunha ocular.

Há forte possibilidade de que Lucas conheceu Marcos e Barnabé em Antioquia da Síria. Está claro que Lucas usou o Evangelho de Marcos como base para seus escritos.

Ato 12.12 indica que a casa de Marcos fora o local de reunião para os cristãos antes do pentecostes. Marcos, portanto, poderia ter sido uma das fontes de Lucas para informações acerca da vida inicial da Igreja.

Outros que poderiam ter fornecido informações foram Mnáson (At 21.16) e Felipe, um dos sete(At 21.8-14), e Tiago, o meio irmão de Jesus, ainda estava em Jerusalém quando Lucas e Paulo chegaram lá (At 21.18).

Lucas teve ampla oportunidade de visitar os lugares onde os eventos ocorreram e conversar com os que participaram desses eventos.

Propósito.

Atos foi escrito para explicar a emergência de uma comunhão religiosa mundial, através de aceitação da proclamação do evangelho de Jesus Cristo, a Igreja saiu ao mundo, sob o poder e direção do Espírito Santo, para quebrar toda barreira que separa o homem do homem e o homem de Deus.

Lucas mostra a maneira pela qual Jesus trabalhou, em seus seguidores, para quebrar principalmente as barreiras racial e religiosas.

Parece que Lucas está mostrando o surgimento do cristianismo gentio; como um movimento que se iniciou na religião ultranacionalista do povo judeu tornou-se livre dos conceitos estreitos do exclusivismo religiosos, a medida que o Espírito Santo era capaz de interpretar para os seguidores do Caminho a obra de Deus de trazer todos os homens a si, em Jesus Cristo.

Esse movimento pode ser traçado de Jerusalém a Samaria até o mundo gentio; em todas as etapas, é o Espírito Santo que conduz a Igreja no conceito sempre mais vasto do que o Cristianismo realmente é.

O derramar do Espírito Santo é visto em toda parte como prova deste movimento para fora e para frente: no Pentecostes (At 2) em Samaria (At 8), em Cesaréia (At 10.11) e em Èfeso (At 19).

O plano de Atos.

Lucas, ao escrever uma historia da Igreja primitiva, usou um plano que foi não só correto historicamente, usou um plano que não foi só correto historicamente, mas também teologicamente importante.

Em seu propósito de demonstrar o poder do Evangelho em reconciliar as pessoas com Deus e umas com as outras, Lucas partiu sua narrativa em segmentos.

Cada segmento tem a ver com um problema que separam as pessoas que são conquistadas pelo Espírito Santo através da proclamação do Evangelho.

Ele fez uso de uma expressão corretamente para denotar o movimento de um segmento para outro.

A locução ( colophon) que Lucas usou é: “E a palavra de Deus crescia e se multiplicava...”. pode-se notar que essa expressão ( ou uma ligeira variação ) é encontrada em 6.7 ( após a crise na igreja em Jerusalém e antes da expansão, a partir de Jerusalém ); 9.3 ( após a inclusão dos samaritanos e do eunuco etíope ); 12.24 ( após a inclusão dos gentios tementes a Deus, de Cesaréia, e a morte de Herodes Agripa I ); 16.5 ( após a controvérsia com os judaizantes e a conferencia de Jerusalém ); 19.20 ( após a inclusão dos gentios ).

Então, segue-se a viagem de Paulo a Roma, via Jerusalém. Lucas usou o plano de expansão geográfica para mostrar o desenvolvimento teológico da igreja, de um conceito nacionalístico estreito para uma religião que não tem nenhuma barreira artificial estabelecida pelo homem pecador.

Os princípios que Jesus ensinou, e nos quais ele morreu, são mostrados aqueles que podem vencer qualquer preconceito que ocasione separação.

Qualquer esboço de Atos deve considerar seriamente o método que Lucas usou para indicar as principais divisões de sua obra.