segunda-feira, 6 de junho de 2011

CUIDADOS COM A SAUDE.

Dicas para não engordar no inverno.


Parece inevitável ganhar alguns quilinhos no inverno: o corpo precisa ser mais aquecido, as tentações gastronômicas são enormes e a preguiça de ir à academia é demais! Diante de tais ameaças, conversei com o endocrinologista Alex Leite e ele deu algumas dicas para nos mantermos em forma nesse inverno:

O frio faz engordar?

“Sim! O ganho de peso no inverno ocorre pela maior tendência à ingestão de alimentos calóricos para suprir o gasto energético, aumentando assim a produção do calor corporal e promovendo acúmulo de tecido adiposo, que garante um maior isolamento térmico”, explicou Dr. Alex. E mais: com a queda de temperatura, tendemos a ficar mais preguiçosos e menos dispostos a sair de casa para uma atividade física ou passeio. A inatividade deixa o nosso metabolismo mais lento e favorece o ganho de peso. Xô preguiça!


Mexa-se

O Dr. Alex sugere a prática de atividades físicas três vezes por semana com foco em exercícios para as pernas, que promovem um elevado gasto calórico. Portanto, coloque o moletom e vamos lá!


Coma bem

“Dê preferência aos alimentos integrais e mantenha o hábito de fracionar as refeições em várias porções ao longo do dia. Também é importante continuar fazendo as refeições apenas na mesa, em um momento reservado exlcusivamente para a sua alimentação”, sugeriu o especialista. Qualquer distração pode fazer você comer mais do que realmente necessita.

Sopa é light?

As sopas são grandes aliadas no inverno, pois ajudam na ingestão de legumes e verduras que deixamos de consumir nas saladas, além de aquecerem bastante! “Mas nem todas as sopas são indicadas. Algumas têm muitos ingredientes gordurosos, como bacon e queijos, e acabam sendo muito calóricas”, contou o endocrinologista. Cuidado também com a quantidade de azeite e pãozinho que acompanha a sopa. Eles podem acabar com a leveza da sua refeição.


Chá e café para aquecer

Evite bebidas quentes adoçadas com açúcar e alimentos ricos em gordura. Portanto, fuja dos chocolates quentes e cappuccinos e substitua a vontade de consumir líquidos quentes por chá ou café. Se a vontade pelo chocolate quente for incrotrolável, prepare a mistura com leite desnatado e achocolatado light.

O Dr. Alex Leite é endocrinologista do Hospital São Luiz.

redacaoregional@ig.com.br