sexta-feira, 2 de abril de 2010

QUAL O OBJETIVO DA PREGAÇÃO?


Texto básico: Mateus 28.18/20
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: é me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo;
Ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Introdução: O difícil entendimento deste texto leva muitas pessoas a deixar de lado a sua compreensão.
Jesus está dizendo a sua igreja, olha nada mais existe do que eu possa me apoderar, todas as coisas estão sujeitas a minha vontade e minha autoridade, pois o poder supremo foi-me dado pelo meu Pai que é dono de tudo o que existe nos céus e na terra. Agora vocês que antes estavam vivendo em trevas e fostes libertados do pecado, fostes feito servos da justiça Rm 6.18. Caminhem e sigam em novidade de vida porque foram sepultados comigo e comigo ressuscitaram.

Qual o objetivo da pregação?

01 – Ensinar
02 – Corrigir
03 – Salvar almas
04 – Preparar
05 – Capacitar
06 – Divulgar a Jesus
07 – Mostrar a vontade de Deus
08 – Alcançar todas as pessoas
09 – Libertá-las do poder do pecado
10 – Fazer aliança com Deus.

Estes dez itens estão inseridos no versículo 19/20 que tem como objetivo muito mais além do que simplesmente pregar o evangelho.
O objetivo final da pregação é alimentar o que têm fome e sede de justiça. Por isso daí de comer a quem tem fome pois estes herdarão o reino de Deus.

Pergunto à todos nesta igreja, no decorrer de sua vida como cristão, quantas pregações vocês já ouviram?
Quantas pregações lhes deixaram impactado?
Como você estava se sentindo naquele dia?

O que lhe impactou, foi a forma do pregador falar, gesticular, ou foi a Palavra de Deus?

01 - Nestas inúmeras pregações que você já ouviu, o que foi que Deus lhe ensinou através de sua Palavra?

02 - Como Deus corrigiu os seus erros, dizendo para todos que você estava errado ou secretamente lhe mostrando o seu erro?
03 - Você conseguiu entender que através da sua Palavra ele salvou a sua vida, e agora Ele Jesus é dono dela também, pois a comprou com seu próprio sangue, redimindo você do pecado?

04 - No decorrer destes anos através das pregações você entendeu que ele lhe estava preparando para algo maior do que você esta fazendo hoje? E por que não faz?

05 - Durante todo este tempo o Espírito de Deus lutou por você e o capacitou para ser vencedor, você concorda com isto?

06 - Tudo o que Deus queria que você fizesse era divulgar os feitos de seu filho Jesus, e ai como você fez, o investimento de Deus em você valeu a pena ou Ele estava errado ao seu respeito?

07 - Quantas vezes você conseguiu entender a vontade de Deus entre as dificuldades e tribulações que ocorreram em sua vida?

08 - Você já parou para pensar que Ele Deus quer usar a tua vida para alcançar muitas pessoas e que para isso você precisa estar bem alimentado pela sua palavra.

09 - Assim como você foi liberto do pecado, muitas outras almas estão gemendo clamando por justiça, e estão dependendo do que você vai fazer a partir de hoje.

10 - Você se lembra a quanto tempo fez a aliança com Deus, e disse que ele era seu Senhor e Salvador e faria tudo para alcançar a salvação.


O texto de Mateus que lemos se caracteriza por suas palavras por ser espada de dois gumes que penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e das medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Como nós estamos nos portando hoje? Será que está é mais uma pregação a qual vamos nos esquecer, ou lembrarmos do sacrifício na cruz que Cristo suportou por nós. Amou-nos em extremo, suportou as dores por amor as nossas vidas. E agora o que estamos oferecendo a Ele.

Lembrem-se do final do versículo 20 quando ele próprio fez a promessa de estar conosco todos os dias de nossa vida.
Agora mediante esta conscientização estamos prontos para orar e declarar o senhorio de Jesus Cristo sobre nossas vidas e então somente depois de reconhecer que falhamos e precisamos fazer muito mais, venhamos humildemente suplicar a Jesus Cristo que nos capacite e possa responder as nossas orações.
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria e justiça, e santificação e redenção.
Para que como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. I Cor 2.30-31