sexta-feira, 12 de março de 2010

CRENÇAS ERRÔNEAS SOBRE DEUS.


"Disse o néscio no seu coração: Não há Deus", Sal 14.1.
Pensamento Reflexivo: " Podemos saber quem é Deus, sem saber tudo o que Ele é." D.S. Clarke


O homem que diz: "Não há Deus" é completamente sem juízo. O resultado dessa idéia é a perda da moral.
Quem acha que Deus não se importa com a nossa vida é incapaz de fazer coisas boas e certas. Uma linda tradição judaica nos relata como Abraão observou a distinção.
Quando começou a combinar idéias sobre a natureza de Deus, imaginou primeiramente que as estrelas fossem divindade por causa de seu brilho e formosura, mas quando viu a luz exceder as estrelas em claridade, pensou que ela fosse divina. A luz da lua, porém, desapareceu ante a luz do sol; Abraão pensou então ser o sol divino. à noite, porém, o sol desapareceu.
Diante de tudo isto Abraão concluiu deve existir algo no mundo maior que todas estas coisas. Assim sendo, ele passou do culto à natureza, para o culto ao Deus que criou a natureza.
Durante os milenios foram formadas muitas teorias a respeito de Deus. Muitos formaram crenças sobre a pessoa de Deus. Examinaremos algumas dessas teorias.
01) O AGNOSTICISMO
Agnosticismo, termo originado de duas palavras gregas que quer dizer "não saber" . Os agnósticos defendem a idéia de que a mente humana, ou seja, a mente finita não pode conhecer a Deus, mas o fato é que os agnósticos não sabem ou querem ignorar, voluntariamente, que há uma grande diferença entre conhecer Deus em toda Sua Glória e conhecer alguma coisa sobre Deus. O próprio Deus revelou-se ao homem para que este tivesse conhecimento de alguma coisa sobre a personalidade, a divindade e algumas ações de Deus.
A Bíblia nos ensina: "E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração".. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o esquanto está perto". Estes textos e outros nos ensinam que alguma coisa sobre Deus nós poderemos saber, porque Ele assim o quer para Sua glória e para nossa edificação; portanto, a doutrina agnóstica não tem fundamento, examinando-a à luz da Bíblia.
02) O POLITEISMO
O politeísmo; culto ou crença em muitos deuses. Sua origem vem de "poli" e "theos" (Deus). Era a crença própria das religiões pagãs e ainda hoje praticada em muitos lugares do mundo. Baseia-se essa crença em que o universo é governado não só por uma força, mas por muitas, de maneira que há um deus pra reger o fogo, outro para a àgua, outro para o amor, outro para a guerra, etc... Foi essa crença que acabou endeusando os objetos, as forças da natureza e levou os homens a se afastarem de Deus servindo à criatura antes do Criador, Rom. 1:25; II Tim 3.3. Abraão foi chamado a abandonar o politeísmo e tortnar-se uma verdadeira testemunha do único Deus. Sua chamada foi o começo da missão de Israel e que seria a de pregar o monoteísmo (culto a um só Deus, ao contrário do politeísmo).
03) O PANTEÍSMO
O panteísmo, deriva-se de duas palavras gregas "Pan" (tudo) e "Theos" (Deus). Panteísmo, portanto, significa que Deus é tudo e tudo é Deus. Árvores, pássaros, pedras, terra, água, répteis e homens são declarados partes de Deus. porém, ensina-nos a Bíblia que Deus é distinto da Sua criação. Encontramos em Gênesis, Deus criando o universo, trazendo a natureza à existência, Gen. 1:1-23; Isa 45:18. O panteísmo confunde Deus com a natureza, mas a verdade é que "opoema não é a porta, a arte não é o artista, o músico não é o criador." M. Pearlman.
04) O MATERIALISMO
O materialismo nega qualquer distinção entre a mente e a matéria. Afirma que todas as manifestações da vida e da mente e todas as forças são simplesmente propriedades da matéria. De acordo com o materialismo, não existe Deus, nem diabo, nem anjo, nem alma humana. Não há céu, nem inferno, nem mortalidade, mas apenas a persistência da matéria e da força. Esta teoria é tão absurda, que não merece refutação.
05) O DEÍSMO
O deísmo afirma existir um Deus pessoal que criou o mundo, mas insiste em que depois de criá-lo, entregou-o para ser governado por Suas leis naturais. Em outras palavras, é como quem dá corda num relógio e o deixa trabalhar.
O universo não teria nenhum cuidado de sua parte; sendo assim não poderia haver nenhuma revelaçoa ou milagre de Deus. A Bíblia afirma o contrário, que Deus sempre se revelou a Sua criação prestando-lhe benefícios e ajuda. Para sobrevivência da mesma em relação a terra, Ele a sustenta, Jó 26:7. Em relação às estações climáticas Deus prometeu que elas não faltariam, Gên 8:22. Quanto ao homem foi sempre assistido em todas as suas necessidades, inclusive na maior, provendo-lhe salvação eterna enviando Jesus Cristo, Seu filho amado.
Diante de todas estas teorias antibiblicas devemos cada vez mais examinar as Escrituras Sagradas para conhecermos a vontade de Deus e cumpri-las.
IAP/Outubro 95.