domingo, 31 de maio de 2015

"LUZ PARA VIVER": O QUE É AMAR A DEUS DE VERDADE?

"LUZ PARA VIVER": O QUE É AMAR A DEUS DE VERDADE?: Amar a Deus e sacrificar a vida para Ele, está muito além de ser apenas cristão, e de ter uma grande fé, ser membro, obreiro de uma igrej...

quarta-feira, 20 de maio de 2015

LUTANDO PELA FAMÍLIA!

 TEXTO BASE: I SAMUEL 30.1-20


SUA FAMÍLIA MERECE SEU ESFORÇO!


A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir.

É nas reações que estão o perigo de errar. As vezes não erramos de forma planejada e sim espontânea, quando não temos tempo de pensar e com a cabeça quente. Davi foi pego de surpresa por um inimigo que não esperava, e que todos de sua família fossem raptados;não teve dúvidas, foi lutar para recuperá-los (filhos, animais, escravos, utensílios de todos os modos básico e pessoais, tendas, roupas, sapatos e alimentos de seu estoque pessoal, ou seja, abastecimento de sua família) nada deixou para trás.
Como a família de Davi, muitos pais hoje têm seus filhos levados pelos vícios, prostituição, violência e outros males. As famílias estão sendo assaltadas a cada dia com perigos e é preciso proteger nossa casa não somente contra ladrões, mas também,espiritual e emocionalmente.
Vamos compreender a situação que Davi enfrentou para restituir sua família:
I- CHORE NA PRESENÇA DE DEUS:
Versículo 4 - "ergueram a voz e choraram, até não ter mais forças para chorar".
Davi sabia tirar tempo com Deus e trabalhar primeiro suas emoções para depois lutar contra os inimigos externos, por isso era sempre vencedor.
A palavra de Deus garante: "Bem aventurados os que choram porque serão consolados" (Mt 5.4) e "os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão" (Sl 126-4). Se tiver que ter uma reação chore antes de desabafar. O choro lava a alma.
Não é errado chorar, pois até Jesus chorou (Jo 11.35) e não teve vergonha disso.
Quando você estiver triste por alguém de sua família, chore na presença de Deus que promete "lhes enxugará dos olhos toda lágrima" (Apoc 7.17) e que "Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã" (Sl 30.5). Suas lágrimas regarão sementes e seus frutos brotarão (Sl 126-6).
Você tem chorado na presença de Deus em oração?
CHORAR NA PRESENÇA DE DEUS NUNCA É EM VÃO!
II - COMPREENDA AS PESSOAS
Vs 5: " o povo falava em apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura"
Muitas vezes as pessoas nos tratam mal porque estão amargurados e não sabem demonstrar carinho ou amor.
Precisamos compreender isso.
O povo de Deus no deserto, quando ficou sem água e com sede, pensou mal de Moisés e falaram contra ele porque estavam desesperados (Ex 17).
Passe a compreender melhor seus familiares, seu modo de agir e pensar para mudar não somente a vida do outro, mas a sua vida também. QUEM SABE VOCÊ TAMBÉM PRECISA MUDAR?
Jesus disse que os mansos herdarão a  terra (Mt 5.5) para nos ensinar que com rigidez e inflexibilidade não se chega a lugar algum.
VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A MUDAR PARA RESTAURAR SUA FAMÍLIA?
A maneira como olhamos as pessoas muda a forma que somos vistos por elas!
III - REANIME-SE EM DEUS:
Vs 5: "Davi muito se angustiou....porém Davi se reanimou no Senhor seu Deus"
Não adianta ficar apenas chorando ou tentando compreender as pessoas. Precisamos nos levantar e agir. Em momentos de tristeza, só Deus pode nos ajudar a continuar a vida em família.
Talvez você não consiga ânimo em ninguém "pois vão é o socorro do homem" (Sl.108.12), mas busque ânimo no Senhor por que Ele fortalece (Filp 4.13) e "alegria do Senhor é a nossa força" (Ne 8.10).
Davi escreveu o Salmo 46 que fala que Deus nos fortalece.
Em quem você tem buscado ânimo para restaurar sua família?
BUSQUE SE FORTALECER NO SENHOR:
IV - CONSULTE AO SENHOR.
Vs 8: "Consultou Davi ao Senhor". Devo perseguir essa tropa?
Antes de tudo precisamos orar a Deus, buscando sua confirmação para as decisões.
Deus aprovou a Davi por isso. Ele temia ao Senhor, e se Deus dissesse não, ele sabia que era perda de tempo. Mas a benção do Senhor tinha a vitória garantida.
Não faça nada antes de orar. Se você sentir que Deus está na frente, prossiga, mas se tiver dúvidas pare imediatamente e espere uma confirmação do Senhor.
Primeiro devemos agradar ao Senhor, e depois Ele satisfará os desejos do nosso coração (Sl 37-5). Tome cuidado para não sair à frente de Deus. Seria errado primeiro tomar as decisões e depois exigir que Deus abençoe como está.
VOCÊ TEM CONSULTADO A DEUS EM ORAÇÃO ANTES DE TOMAR SUAS DECISÕES?
Antes de tudo que fizer ore a Deus pedindo direção!
V - LUTE COMO PUDER
Vs 10 - "duzentos ficaram para trás, por não poderem, de cansados atravessar o ribeiro"
Alguns companheiros de luta de Davi não aguentaram a caminhada de tão difícil que estavam. Davi não se importou e reconheceu o esforço deles.
Na família não podemos esforçar as pessoas a uma caminhada que não aguentam e precisamos também nos esforçar como Jesus disse "Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas" (Mt 5.41).
Cada pessoa tem um rítmo e uma força diferente. É necessário respeitar os limites do próximo.
Deus renova as nossas forças (Is 40.29), mas não podemos obrigar as pessoas a lutar se não podem.
Se esforce o máximo que puder para o melhor de sua família e se tiver cansado pare um pouco e descanse. Até Jesus em situações de crise, parava e se retirava para renovar suas forças para depois continuar (Jo 6.15).
Mas parar um pouco e descansar não pode ser desculpa para relaxamentos por que o "reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele" (Mt 11.12).
O Senhor te chama e te diz: "Não te mandei Eu? Sê forte e corajoso: não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Js 1.9)
VOCÊ TEM SE ESFORÇADO PARA SALVAR SUA FAMÍLIA?
Esforce-se um pouco mais, você conseguirá vencer!
Conclusão
Vs 18-20: " Davi salvou tudo... e ninguém lhe faltou, desde o menor até o maior" Deus cumpriu sua promessa.
Davi conseguiu restituir toda a sua família sem exceção alguma.
Não deixe sua família ser destruída. Não se conforme em perder nenhum de seus familiares por que Jesus quer que você seja salvo com toda sua casa (At 16.31)
Então lute para preservar sua família e salvar todos.
Para restituir sua família, chore na presença do Senhor em oração, aprenda a compreender as limitações das pessoas, reanime-se em Deus sempre, consulte a Deus em oração antes de qualquer atitude e lute enquanto puder se esforçando para vencer.
Deus restitui completamente, não em parte (Filp 1.6) sua família. Deus não faz nada pela metade. Receba a vitória completa!

autor desconhecido.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA ANDAM JUNTAS


“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” (Tiago 5.11)

O objetivo deste texto é ajudar e fortalecer a fé de alguns irmãos, pois já vi muitos crente em Cristo perderem a benção porque não tiveram paciência e não perseveraram. Creio que a paciência e a perseverança andam juntas, de mãos dadas. Estão ligadas.
Vejamos o que a palavra de Deus dis sobre perseverança:
1)     Necessitamos de perseverança (Hb 10.36)
Deus conhece a nossa estrutura e sabe que temos tendência para fraquejar, desanimar, retroceder; por isso, só alcançamos a promessa, a benção, por meio da perseverança.
2)    O domínio próprio traz a perseverança (2 Pe 1.6)
Existem coisas que dependem apenas de nós! De acordo com o texto bíblico acima, a perseverança é resultado do domínio próprio, o que significa uma tomada de decisão, uma atitude da nossa parte. Isso porque, ao Senhor Deus compete o milagre, o sobrenatural, e a nós, a perseverança.
3)    Perseverar é a capacidade de suportar (Ap. 2.3)
Deus conhece a nossa perseverança e, por causa do seu nome, devemos suportar as provas e não esmorecer, jamais. Creio que estes três textos são suficientes para trazer ao nosso coração o encorajamento necessário para que possamos perseverar. Uma das estratégias de Satanás é nos fazer desistir, fraquejar, desanimar.
Muitas lutas hão de vir, e também os ventos contrários e as pressões, para que desistamos dos sonhos, das promessas divinas e das bênçãos.
Portanto, o nosso grande desafio hoje é: perseverar sempre!
“porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos” (Tg 5.11)
Vamos, agora, falar da paciência. Existe uma frase popular que diz: “Tenha a paciência de Jó”. Por mais irônico que pareça, é isso mesmo, precisamos ter a paciência de Jó.
Uma leitura detalhada e minuciosa do livro de Jó nos ajudaria muito a perceber o número de provas e pressões enfrentadas por esse servo de Deus. Ele perdeu bens, amigos, saúde e família; não se desesperou, antes, confiou em Deus, porque sabia que, a qualquer momento, o Senhor lhe daria o livramento. E foi o que aconteceu.
Devido à sua paciência e confiança, o Senhor não concedeu apenas livramento a Jó, antes, restituiu-lhe tudo em dobro.
O apóstolo Paulo declara: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência e aguardamos”. (Rm 8.25)
Esse é um dos grandes exercícios da fé: aguardar com paciência o agir de Deus! Mesmo que não haja nenhum sinal aparente, é preciso aguardar.
A oração também é um excelente exercício da fé. Portanto, devemos investir tempo em oração, ainda que não vejamos algo visível, Afinal, Deus está nos ouvindo e, no tempo certo, irá nos enviar a benção.
Os dízimos e as ofertas também são demonstrações de exercício da fé. Devemos perseverar e ter paciência necessária. Somente assim, o milagre será realizado em nossa vida. É justamente o que diz a Bíblia: “Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. (Sl 40.1).
Assim amado irmão, o convite e o desafio de Deus para a sua vida é: entender, pelo poder do Espírito Santo, a importância da paciência.

Que tal começar a viver uma nova experiência?