terça-feira, 7 de junho de 2011

OS PAIS DA IGREJA

OS PAIS DA IGREJA DO 1° AO 2º SÉCULOS


Inácio de Antioquia

Gonzalez ( Ca. 35 – 107 D.C).

Champlin (Ca. 98-117. D.c).

De acordo com Eusébio foi o terceiro bispo de Antioquia da Síria. Teria sido martirizado em Roma, durante o reinado de Trajano. Origines considerava-o o segundo bispo daquele lugar.

A caminho de Roma, desde a Síria, passando pela Ásia Menor, Inácio escreveu sete cartas a diversas igrejas as cristãs. Por meio delas, deduzimos a maior parte do que sabemos sobre ele e suas crenças.

Era um homem de grande entusiasmo religioso por morrer por Cristo.

Foi um pastor zeloso, preocupado com os cristãos de todas as partes, desejando que fossem fortes em meio às tribulações, sempre progredindo espiritualmente.

Ele foi o 1º a usar o termo igreja católica. Ele reconhecia uma posição de superioridade e autoridade da igreja de Roma, dizendo que tanto Pedro como Paulo havia manifestado naquela cidade. Foi martirizado em Roma durante o reinado de Trajano.(98-117. D.c).

Policarpo (70-155)

Policarpo era Bispo dos cristãos em Esmirna, na costa Oeste da Ásia menor, perto de Efésio, onde foi preso pelas autoridades romanas e publicamente executado por volta de 155. O que o tornou tão importante, no entanto, foi sua ligação com um dos discípulos do Senhor chamado João. Policarpo, escreveu pelo menos uma carta aos cristãos em Filipos conhecida por carta de Policarpo aos Filipenses e é usualmente incluída entre os pais apostólicos. Na ausência de uma Bíblia cristã (além da bíblia hebraica), que os cristãos viriam a chamar de AT, homens como policarpo eram consideradas as melhores e mais confiáveis fontes de informações a respeito do que os apóstolos ensinavam e de como dirigiam as igrejas.


Justino Mártir (100-165)

Justino nasceu em uma família grega na Palestina na primeira metade do século dois. Muito pouco se sabe a respeito da sua vida pré-cristã, a não ser que se tornou filósofo depois de converter-se ao cristianismo por volta de 150 e logo se tornou um dos mais hábeis defensores da fé. Ele era um escritor de recursos que apresentou o cristianismo a seus leitores pagãos com inteligência e denunciou abertamente a perseguição de seus companheiros de fé. Ele ensinava em Roma aos crentes e interessados, nas casas particulares; e foi este crime mais de qualquer outro, ao que tudo indica, que o levou ao martírio. Depois de um julgamento, foi pronunciada a pena de morte pelo juiz, e Justino, juntamente com outros cinco homens e uma mulher, foi decapitado em 162.

PAIS APOLOGISTAS E DOUTORES, 3° AO 5° SÉCULOS.

Teófilo de Antioquia (15-180)

Pouco se sabe a respeito de Teófilo além de que foi bispo dos cristãos em Antioquia. Sucedeu como bispo ao homem que sucedeu a Inácio no seu martírio em 115, provavelmente o ano em que nasceu. O último apologistas a ser considerado escreveu três livros a Autólico por volta de 180. Autólico foi um amigo pagão de Teófilo e este escreveu três livros a fim de responder aos comentários depreciativos que o amigo fizera em relação ao cristianismo. Teófilo é notado na história da Teologia Cristã por introduzir pela primeira vez o conceito de creatico exemplo nihilo: a criação do nada a criação grega de considerar o universo como eterno. O pensamento de Teófilo a respeito da trindade era um pouco confusa. Ele não conseguia fazer distinção clara do verbo (Logos) de Deus e do Espírito Santo de Deus. Teófilo morreu, de causa não historiada na década de 180


Eusébio de Cesaréia

Suas datas foram de 263-340.d.C.É data de Champlin, enquanto Gonzalez afirma a mesma data.

Foi homem de grande virtude, tendo sido o 2º grande historiador eclesiástico depois de Lucas, além de haver sido um erudito eminente, um apologistas cristão, um influente estadista eclesiástico e, acima de tudo, bispo de Cesaréia, cabeça da Judéia, por um quarto de século. Panfílio um presbítero de Cesaréia foi seu pai espiritual. Ele escreveu uma crônica da historia universal, que inclui uma tentativa cronológica, com uma lista de datas.

Ele fugiu para Tiro durante a perseguição movida pelo imperador Diocleciano, mas voltou a cesaréia e tornou-se bispo dali, nos anos 313 ou 315.d.c. Em 326 ele publicou uma enciclopédia em 4 volumes. Por isso foi considerado também como pai dicionário enciclopédias bíblicas.


Taciano (120-180)

Taciano era nativo da Síria. Muitas viagens e leitura extensa o familiarizaram com a cultura greco-romana dos seus dias. Taciano foi a Roma como orador público itinerante. No entanto, enquanto estava em Roma, o cristianismo chamou sua atenção. Passou a associar-se com Justino, o Mártir, tornando-se possivelmente seu discípulo. Ele não hesitou em convidar seus contemporâneos para examinarem o cristianismo dos seus dias, e para verem a sua simplicidade e clareza em contraste com a obscuridade do paganismo. Taciano salienta a inutilidade do paganismo e a razoabilidade do cristianismo nominal. Adopta um estilo muito duro ao expressar desprezo pelos modos gregos. Taciano morreu, provavelmente, por volta do ano 180, em lugar ignorado.

IDADE MÉDIA, 6° AO 15° SÉCULOS.

John Wycliffe (1329-1415)

“Reformador e Tradutor da primeira Bíblia para o inglês”.Nascido na cidade de Yorkshire, Inglaterra, em 1329. Atendeu à Universidade de Oxford e terminou o doutorado de Teologia em 1372. Também foi um dos mestres da Universidade de Balliol. Por ser o mais eminente teólogo de seus dias, teve a oportunidade de ser o capelão do rei Ricardo II com acesso ao Parlamento, e de traduzir a Bíblia, junto com seus associados, do Latim para o Inglês. O movimento reformador significou também um protesto e uma reação contra os tempos atribulados e contra uma igreja decadente e corrompida. Revoltas sociais e políticas eram comuns no século XIV. A Peste Negra em 1348 e 1349 dizimou pela morte cerca de um terço da população da Europa. A Revolta dos Camponeses em 1381, na Inglaterra, era uma evidência da insatisfação social associada com as idéias de Wycliff. As habilidades de Wycliff influenciaram na preparação do caminho para a reforma na Inglaterra. Em 1384, ele morre de derrame. John Huss, influenciado pelos ensinos de Wycliffe, foi tido como herege e queimado na estaca em 1415 pelo Concílio de Constança.

João Huss (1373-1415)

Nascido em Hussinec, na Boêmia, hoje Tchecoslováquia, em 1373, de uma família pobre que vivia da agricultura. Ele recebeu boa educação elementar e cursou na Universidade de Praga (capital atual da República Tcheca), onde terminou seu mestrado em Filosofia no ano de 1396. Dois anos depois, Huss começou ensinar na Universidade, e em 1401, veio a ser o seu reitor. Em 1400, Huss foi separado como padre e foi-lhe entregue a responsabilidade da prestigiada Capela de Belém. Após o casamento do rei inglês, Ricardo II da Inglaterra com Ana, filha do imperador Carlos IV da Boêmia em 1382, os ensinamentos de Wycliffe foram logo introduzidos no país. Estudando-os bem de perto, Huss começou não só a pregar, como também traduzir as obras de Wycliffe na língua Tcheca. Foi condenado como hereje, despido e queimado na estaca fora da cidade no dia 6 de julho de 1415. Huss morreu cantando o hino em grego “Kyrie eleeson” (Senhor, tem misericórdia).

Tomás de Aquino

Viveu entre 1224-1274. Teólogo, filósofo e monge dominicano. Nasceu na Itália, filho do Conde de Aquino (daí o seu nome) e da condensa de Teatre.

Aos 20 anos uniu-se a ordem dominicana e estudou por muito tempo em Paris. Aos 33 anos obteve permissão para ensinar em Paris e desde então foi professor ali e na Cúria papal em Roma e em Nápoles.

Suas principais obras são: 1ª Um comentário sobre as sentenças de Pedro Lombardo; 2ª Summa contra sentiles, um ataque contra os erros dos incrédulos, principalmente islâmicos, mas que contém muitos elementos filosóficos e teológicos, à parte de controvérsias; 3ª Suma Theologiae, sua obra-prima, sendo um Compêndio da exposição breves, sistemáticas abrangentes e bem pensadas das principais verdades da fé cristã; 4ª Questiones disputatae, discussões sobre termos como verdade, poder de Deus, mal, etc.

REFORMADORES, 16° AO 17° SÉCULOS.

Martinho Lutero (1483-1546)

Nasceu em 1483 em Eisleben, 1502 foi bacharel pela Universidade de Erfurt, 1505 mestrado pela Universidade de Erfurt depois dum temporal, deu entrada no convento Agostiniano de Vittenberg, 1508-17- professor, 1511- viagem para Roma, 1512- doutorado em teologia pela Universidade de Vittenberg, 1515-16-preleções sobre os livros de Romanos e Galatáx. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou na porta da igreja do castelo de Vitenberg as 95 teses para afirmar suas crenças antes as heresias pregadas pela igreja católica, principalmente a venda de indulgências. Sendo traduzido do latim para o Alemão chegando a todas as partes da Alemanhã e algumas partes da Europa. 1517- Outubro dia 31 tornou-se um pastor, casou-se com Caterine de Boray teve três filhos. Pregou o evangelho durante toda sua vida de servo de Deus. Em 1516 Lutero orou pela última vez Pai em Tuas mãos entrego o meu espírito.

João Calvino (1509-1564)

João Calvino nasceu em 10 de Julho de 1509, em Noyon, na França, filho de família de classe média, estudou e se formou em Paris. Ao romper com a igreja católica Romana, Calvino viu-se obrigado a sair da França e em sua peregrinação, circunstancialmente foi morar em Genebra, Suíça, onde desenvolveu seu ministério. João Calvino, após longos anos de ministério, faleceu em 27 de maio de 1564.

Ulrico Zwinglio (1484-1531)

Ulrico Zwinglio nasceu em janeiro de 1484, na aldeia Wildhaus Alpes Suiças. Após receber educação primaria de seu tio, foi estudar em Berna e Viena. Em 1506-1516. Tornou-se sacerdote de Glaris. 1516-18- Einserdeln: cura da abadia que era um centro de peregrinação. 1519-31-cura da cidade de Zurique. 1522- recebe apoio do conselho do governo de Zurique e rompe definitivamente com a igreja católica Romana e passando a pregar o evangelho na Suíça onde grande parte do povo era protestante. 1523-1525- enfrenta a oposição dos Anabatistas. Ulrico faleceu em 1531.

PIETISMO

John Wesley

John e Charles foram o décimo quinto e décimo oitavo filhos de Samuel e Suzana Wesley. As datas de John são de 1703-1791. Ele foi um lide religioso inglês fundador do metodismo juntamente com seu irmão mais novo, Charles tornou-se a figura central desse movimento, que emergiu dentre o “clube santo”, Ele transferiu a direção do metodismo para o estado de George, nos Estados Unidos da América, em 1736.Com grande interesse pelas missões ao estrangeiro realizou 47 viagem à Irlanda, além de 22 visitas a Escócia. Alguns dos seus escritos foram: memoirs of John Wesley (três volumes); Sermons (quatro volumes; Doctrine of original Sin; Appeals to Men of Reason and Religion; Plain Account of Christian Perfection; Plain Account of the People Called Methodists. A coletânea de suas obras escritas consiste em catorze volumes.

Conde Zinzendorf (1700-1760)

Nicolas Ludwig Zinzendorf nasceu em 1700 na cidade de Dresden, Alemanha. Filho de nobres saxônios esteve, desde cedo, sob os cuidados de sua avó materna, mulher piedosa que sempre recebia em sua casa irmãos piedosos, como Spener e Franke. Dos dez aos dezesseis anos estudou em Halle, recebendo a influência pessoal de Franke quanto à consagração ao Senhor numa vida santa e também voltada ao espírito missionário. Estudou Direito na Universidade de Wittenberg, centro do luteranismo ortodoxo (1716 a 1719). Tentou, sem sucesso, conciliar os estudos nas universidades de Halle e Wittenberg. Em viagens pela Europa, Zinzendorf fez contato com a teologia da Reforma, com grupos não vinculados à igreja tradicional e com católicos romanos. Foi funcionário público do governo na Saxônia. Zinzendorf morreu aos 60 anos de idade, tendo sido um dos homens que mais buscaram ardentemente a comunhão com o Senhor e a unidade do povo de Deus na terra

TEOLOGIA DO SECULO XIX

Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher (1768-1834)

Friedrich Daniel Ernst Schleiermacher (Breslau, 21 de novembro de 1768 — Berlim, 12 de Fevereiro de 1834) foi um teólogo, filósofo e pedagogo alemão. Foi corresponsável pela aparição da teologia liberal, negando a historicidade dos milagres e a autoridade literal das Escrituras. Para Scheleiermacher o caminho para o conhecimento da Divindade era o sentimento e intuição do universo. Sua grande contribuição para a teologia foi sua articulação de uma teoria hermenêutica. Para ele a tarefa de hermenêutica era “ entender o discurso tão bem como o autor, e depois melhor do que ele “.A intenção de Schleietmacher era fornecer uma teologia que fosse completamente moderna e cristã.

Russel Nornan Champlin

Nasceu no dia 22 de dezembro de 1933 em Salt Lake City, Utah, E.U.A. Fez o grau B.A. em Literatura Bíblica no Immanuel College; os gruas M.A. e Ph.D. em língua Clássica na Universidade of Utah; escreveu suas teses na área dos manuscritos gregos do Novo Testamento; fez estudos de especialização (no nível de pós-graduação) no Novo testamento na University of Chicago. Na sua carreira como professor universitário e escritor, publicou mais de 45.000 páginas de literatura. Sua magnum opus foi o novo testamento Interpretado. Publicou mais de sete livros e colaborou na publicação de diversos outros; escreveu um numero significativo de artigos sobre a filosofia que foram publicados em revistas especializadas no Brasil. A estas realizações, acrescenta, agora, a enciclopédia de Bíblia, teologia e filosofia que contém 13.000 artigos.

Beato Pio IX

O Beato Pio IX OP, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigallia, 13 de Maio de 1792 - Roma, 7 de Fevereiro de 1878). Foi Papa durante mais de 31 anos, entre 16 de Junho de 1846 e a data do seu falecimento. Era Frade Dominicano. Obs.: Foi o 3º Papa a nascer no dia 13 de Maio os outros 2 foram: Papa Inocêncio XII e Papa Inocêncio XIII. Giovanni Mastai-Ferretti nasceu em Senigallia (Itália) e estudou no Colégio Piarista em Volterra, e em Roma. Por sofrer de epilepsia não conseguiu seguir uma carreira militar, tendo seguido teologia e sendo ordenado sacerdote em 1819. Trabalhou nos primeiros anos do sacerdócio no Chile, regressando ao seu país em 1825. Nomeado arcebispo de Spoleto em 1827 e cinco anos depois para a diocese de Imola. Elevado a Cardeal em 1840. A sua eleição para Papa sucessor de Gregório XVI foi o resultado de uma divisão no conclave entre conservadores e reformadores. Mastai-Ferretti era o candidato liberal, e, ao quarto escrutínio, foi eleito. Tomou o nome de Pio IX como homenagem ao Papa Pio VIII, seu antigo benfeitor. Foi coroado em 21 de Junho de 1846.


TEOLOGIA DO SECULO XX

Karl Barth ( 1886- 1968)

Foi um teólogo cristão, pastor da Igreja Reformada, e um dos líderes dos pensamentos neo-ortodoxos.Nasceu na Basiléia e foi criado em Berna (ambas na Suíça). De 1911 a 1921 foi pastor da aldeia de Safenwil no cantão de Aargau. Lecionou teologia em Bonn, Alemanha, mas, em 1935, recusou-se a apoiar Adolf Hitler e teve que deixar o país, retornando à Basiléia. Suas principais obras sãos: Carta aos Romanos (1992), Dogmática Eclesiástica (l932-1968) obra grandiosa inacabada. Originalmente treinado na Teologia Protestante Liberal, desapontou-se com ela devido aos males e horrores da Primeira Guerra Mundial.

Paul Johannes Tillich (1886 - 1965)

Teólogo germânico nascido em Starzeddel, província de Brandenburgo, Alemanha, cognominado o apóstolo dos céticos, defendeu o exame da religião pela razão. Cresceu em Schönfliess, pequena comunidade onde o pai era ministro da Igreja Territorial Prussiana, estudou na escola secundária de Königsberg-Neumark e entrou para a Universidade de Halle (1905), onde se doutorou em filosofia (1911) e licenciou-se em teologia (1912). Ordenou-se pastor luterano e serviu como capelão militar na primeira guerra mundial durante a qual aderiu ao movimento socialista religioso na Alemanha. Ensinou (1919-1933) nas universidades de Berlim, Marburg, Dresden, Leipzig e Frankfurt, período em que publicou mais de cem ensaios, artigos e estudos. Por discordar do nazismo emigrou para os Estados Unidos (1933)e foi professor no Union Seminary, em Nova York e nas universidades de Harvard e Chicago, cidade onde morreu. Elaborou uma teologia a partir das idéias de Schelling e no existencialismo de Kierkegaard, cujo método teológico baseou-se no chamado princípio da correlação. Suas obras mais conhecidas são Systematic Theology (1951-1963), The Courage to Be (1952) e Dynamics of Faith (1957).

Emil Brunner (1889–1966)

O teólogo neo-orthodoxo Emil Brunner foi ordenado pela igreja reformada da Suíça e foi professor de Teologia Sistemática na Universidade de Zurique, onde sempre ensinou, exceto por longas turnês de parlestras nos Estados Unidos e na Ásia. Ele, junto com Karl Barth, buscou reafirmar os temas centrais da reforma protestante contra o clima predominante de teologia liberal. Apesar de, assim como Barth, tenha sido arrastado por um socialismo religioso na juventude, começou a considerar essa postura como “uma bela ilusão” diante dos horrores da Primeira Guerra Mundial. Ademais, aqueles horrores deram um fruto que Brunner considerou ainda mais horrendos: os Estados modernos, totalitários, ateus e coletivistas. Em resposta a isso, sentiu-se compelido a formular um sistema completo de ética social cristã que fosse, de uma só vez, conforme a igreja reformada, bíblica e de cunho personalista.