terça-feira, 7 de junho de 2011

MOVIMENTO PENTECOSTAL NOS E.U.A.

O MOVIMENTO PENTECOSTAL NOS E.U.A.


A principio o movimento pentecostal começou apenas como mensagem. A origem não se pode atribuir a determinada pessoa, pois existem evidencias do derramamento simultâneo do Espírito Santo em vários lugares:

Um ministro evangélico chamado Daniel awrey recebeu o batismo no Espírito Santo em sua plenitude, em janeiro de 1890, na cidade de Delaware, no estado de Ohio esua esposa falou em linguas em 1899 em Beniah,Tennessee.

Em 1897 houve uma convenção pentecostal , Nova Inglaterra. Na mesma época manifestou-se um avivamento na Carolina do Norte.

1900 segundo clara Smith ( missionária que logo depois foi enviada para o Egito ) havia cerca de 50 pessoas batizada no Espírito Santo no estado do Tennessee. No mesmo ano manifestou-se um avivamento entre um grupo de crentes de nacionalidades sueca na cidade de Moorhead, Minnessota cujos resultados são notáveis ainda na atualidade ( lewi Pethrus participou desse avivamento ).

1901 Topeca, Kansas, houve um derramamento do Espírito Santo sobre um grupo de crentes liderados por Charles Fox Pharam ( de onde segundo Jesse Lyman Hurlbut autor de “Historia da igreja cristã” as Assembléias de Deus deve sua existência ) dali se espalharam pelo Kansas, Oklahoma e Texas.

No Texas em Houston acontece um avivamento do qual W.J. Seymour recebeu a mensagem e mesmo sem receber o batismo começou a pregar em Los Angeles Califórnia, foi ali na rua Azusa em abril de 1906 que aconteceu o mais expressivo avivamento. Esse grupo iniciou uma distribuição gratuita de uma revista “Apostolic Faith”, espalhou-se a noticia e chegaram as noticias de Ashdond, próximo a Duxbury, Massachussetts, das cidades do leste e centro dos E.U.A ,Canadá, América do sul, Índia, Noruega e das Ilhas Britânicas.

A noticia se espalhou tão rápido que recebeu o nome de “Movimento Pentecostal” e por se tratar de um movimento logo houve divergências doutrinarias.

Foi então solicitado pelo Ver. E.N. Bell diretor da revista “Word and Witness” ( Palavra e Testemunho ) que se publicava na cidade de Malvern, Arkansas, um concilio a fim de estabelecer normas acerca dos ensinos e praticas do movimento. O concílio deu-se nos dias 2 a12 de abril de 1914 em Hot Springs, Arkansas. Participaram do primeiro concílio cerca de trezentos ministros e delegados, procedentes de igrejas pentecostais independentes de todo pais. Nesse concílio somente estabeleceram bases bíblicas para comunhão, trabalho e atividades, estreitando os vínculos da unidade cristã.

No mês de novembro do mesmo ano realizou-se o segundo concílio na cidade de Chicago. Nesse concílio não se aprovaram sistemas doutrinários nem dogmas de fé, mas resolveu-se que o mais conveniente seria concordar com o principio de que as Escrituras em si mesmas constituem regra suficiente para a fé e a pratica, deixando a cada ministro a liberdade de interpreta-las individualmente.