terça-feira, 7 de junho de 2011

DEUS - EM TRÊS PESSOAS

TEMA: DEUS EM TRÊS PESSOAS: A TRINDADE


Leitura sugerida: João 1.1-14
Introdução: A maior curiosidade das pessoas não é entender a revelação progressiva de Deus da sua pessoa. Mas querer saber dos pregadores, base bíblica para descobrir quem criou ou formou Deus. Vale a pena lembrar aos nossos queridos irmãos, que o nosso Senhor (Deus) não é nenhum objeto resultado de mãos humanas ou atos humanos.

Deus é eterno, antes de tudo existir Ele já existia. Se existisse alguém antes de Deus e que os teria formado, com certeza estaria nas escrituras sagradas e mesmo porque tanto Pai como Filho e Espírito Santo teriam a obrigação de adorá-lo. Pois quem consegue imaginar um ser superior a Deus, capaz de criar outro ser inferior a ele e nunca ser citado e nunca exigir adoração ou devoção de seus súditos.

Isto prova que não existe nada superior a Deus ( Pai – Filho e Espírito Santo ).


1. Como Deus pode ser três pessoas distintas, porém um só Deus?

Se nós fossemos apenas estudar e discutir os atributos de Deus, de modo nenhum compreenderíamos corretamente a Deus, pois não compreenderíamos que Deus, no seu próprio ser, sempre existiu como mais de uma pessoa. De fato, Deus existe como três pessoas, porém é um só Deus.

É importante lembrar a doutrina da Trindade em relação com o estudo dos atributos de Deus. Quando concebemos a Deus como ser eterno, onipresente, onipotente e assim por diante, talvez tenhamos a tendência, em relação a esses atributos, de concebê-lo apenas como Deus Pai.

Mas o ensinamento bíblico sobre a Trindade nos diz que todos os atributos de Deus valem para as três pessoas, pois cada uma delas é plenamente Deus. Assim (Deus) Filho e Espírito Santo são também eternos, onipresentes, onipotentes, infinitamente sábios, infinitamente santos, infinitamente amorosos, oniscientes e mais....

A doutrina da Trindade é uma das mais importantes da fé cristã. Estudar os ensinamentos bíblicos sobre a Trindade lança forte luz sobre a questão que está no âmago da nossa busca de Deus: como é Deus em si mesmo? - Aqui aprendemos que, em si mesmo, no seu próprio ser, Deus existe nas pessoas do Pai, Filho e do Espírito Santo, sendo porém um só Deus.
A. – A DOUTRINA DA TRINDADE REVELA-SE PROGRESSIVAMENTE NAS ESCRITURAS

I. A revelação parcial no Antigo Testamento: A palavra Trindade não se encontra na Bíblia, embora a idéia representada pela palavra seja ensinada em muitos trechos. Trindade significa “tri-unidade” ou “três-em-unidade”. Ela é usada para resumir o ensinamento bíblico de que Deus é três pessoas, porém um só Deus.

Às vezes se pensa que a doutrina da Trindade se encontra somente no Novo Testamento, e não no Antigo. Se Deus existe eternamente como três pessoas, seria surpreendente não encontrar indicações disso no Antigo Testamento. Embora a doutrina da Trindade não se explicitamente no Antigo Testamento, várias passagens dão a entender ou até implicam que Deus existe como mais de uma pessoa.

Por exemplo: segundo Gênesis 1.26, Deus (´Elõhîm) disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. O que significa o verbo “façamos” e o pronome “nossa” ambos na primeira pessoa do plural?

1ª contestação: Alguns já afirmaram se tratar de plurais majestáticos, forma de falar que um rei usaria para dizer, por exemplo: “Temos o prazer de atender-lhe o pedido”. Porém , no Antigo Testamento hebraico, não se encontram outros exemplos em que o monarca use verbos no plural ou pronomes plurais para referir-se a si mesmo nessa forma de “plural majestático”, portanto, essa sugestão não tem evidências que a sustentem.

2ª contestação: Outra sugestão é que Deus esteja aqui falando com anjos. Mas os anjos não participaram da criação do homem, nem foi o homem criado a imagem e semelhança dos anjos; por isso a sugestão não é também convincente.

A melhor explicação é que já nos primeiros capítulos de Gênesis temos uma pluralidade de pessoas no próprio Deus. Apenas neste versículo, não temos nada que se aproxime de uma doutrina completa da Trindade, mas implica-se que há mais de uma pessoa. O mesmo se pode dizer de Gênesis 3.22 “ Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal”, Gênesis 11.7 “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem” e Isaias 6.8 “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” Repare a combinação de singular e plural na mesma oração na última passagem.

Além disso, em determinadas passagens uma pessoa é chamada de Deus. Em Salmos 45.6-7 diz o salmista: “ O teu trono, ó Deus, perdurará para todo o sempre....[ ] Tu amas a justiça e odeias a iniqüidade; portanto, Deus, o teu Deus, te estabeleceu acima dos teus companheiros ungindo-te com óleo da alegria” = Aqui o Salmo vai além de descrever algo que poderia valer para um rei terreno, e chama o rei de “Deus” (v.6) cujo trono perdurara “para todo o sempre”. Mas então, ainda falando da pessoa chamada Deus, o autor diz que Deus , o teu Deus, te estabeleceu acima dos teus companheiros (v.7) Então duas pessoas distintas são denominadas Deus (hebraico ´Êlõhîm). No Novo Testamento, o autor de Hebreus cita essa passagem e a aplica a Cristo: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, Hb 1.8.

Do mesmo modo em Salmos 110.1, fala Davi: Disse o Senhor ao meu Senhor: assenta-te a minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. - Jesus corretamente entende que Davi se refere as duas pessoas distintas como Senhor (Mt 22.41-46), mas quem é o Senhor de Davi senão o próprio Deus? E quem poderia dizer a Deus, Assenta-te à minha direita, exceto alguém que também seja plenamente Deus?

Do ponto de vista do Novo Testamento, podemos parafrasear assim este versículo: Deus Pai disse ao Deus Filho: Assenta-te a minha direita. Mas mesmo sem o ensinamento do Novo Testamento sobre a Trindade, parece claro que Davi estava ciente de uma pluralidade de pessoas num só Deus. - Jesus, é claro, compreendia isso, mas quando pediu aos fariseus uma explicação dessa passagem, ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas (Mt 22.46).

Isaias 63.10 diz sobre o povo de Deus que : eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, dando a entender aparentemente, tanto que o Espírito Santo é distinto do próprio Deus (é seu Espírito Santo) quanto que este Espírito Santo pode se contristar, entristecer-se, aventando assim capacidades emocionais características de uma pessoa distinta. Isaias 61.1 também distingue: O Espírito do Senhor Deus - do Senhor.

Em Oséias 1.7 O Senhor fala da casa de Judá: E os salvarei pelo Senhor, seu Deus - novamente sugerindo que mais de uma pessoa pode ser chamada “Senhor” (hebraico Yahweh) e Deus (hebraico ´Êlõhîm) plural mais de um.

E em Isaias 48.16, aquele que fala (aparentemente o servo do Senhor) diz: Agora o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito. Aqui o Espírito do Senhor, como o servo do Senhor, foi enviado pelo Senhor Deus para uma missão particular. O paralelismo entre os dois objetos de enviar (“mim” e o “seu Espírito”) é compatível com a interpretação de que são pessoas distintas; parece significar mais do que meramente: o Senhor enviou a mim e o seu poder. De fato, do ponto de vista do Novo Testamento (que reconhece Jesus, o Messias, como o verdadeiro Servo do Senhor predito nas profecias de Isaias). - Isaias 48.16 carrega implicações trinitárias: Agora, o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito, se isto esta sendo dito por Jesus, O Filho de Deus, menciona as três pessoas da Trindade. E Assim também existem outras diversas passagens que falam das três pessoas da trindade.

II. A revelação mais completa da Trindade no Novo Testamento

Quando começa o Novo Testamento, entramos na história da vinda do filho de Deus à terra. Era de esperar que este grande acontecimento se fizesse acompanhar de ensinamentos mais explícitos sobre a natureza TRINITÁRIA de Deus, e de fato é isso que encontramos. Antes de analisar a questão com pormenores, podemos simplesmente listar várias passagens em que as três pessoas da Trindade são mencionadas juntas.

Quando do batismo de Jesus, eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pombas, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus, que dizia: este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (Mt 3.16-17). Aqui, ao mesmo tempo, temos os três membros da Trindade realizando três ações distintas. Deus o Pai fala de lá do céu, Deus o Filho é batizado e depois ouve a voz de Deus o Pai vinda do céu, e o Espírito Santo que também é Deus desce do céu para pousar sobre Jesus em forma de pomba, para dar-lhe o poder para o seu ministério.

Ao final do seu ministério terreno, Jesus diz aos discípulos que eles devem ir e fazer “discípulos de todas nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, baseado na família, a mais comum das instituições humanas, indicam com muita força a distinção das pessoas do Pai e do Filho, e se o Espirito Santo é inserido na mesma frase e no mesmo nível das outras duas pessoas, difícil é evitar a conclusão de que o Espírito Santo é também tido como pessoa e de posição igual ao do Pai e do Filho.

Quando nos damos conta de que os autores do Novo Testamento geralmente usam o nome Deus (Gr. Theos) para se referir a Deus Pai e o nome Senhor (Gr Kyrios) para se referir a Deus filho, fica claro que há outro termo trinitário em I Corintios 12.4-6 “ ora os dons são diversos, mas o Espírito (gr. Pneuma) é o mesmo. E também há diversidades nos serviços, mas o Senhor (Gr. Kyrios) é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus (Gr. Theos) é quem opera tudo em todos.

Igualmente o último versículo de 2 corintios é trinitário na sua expressão: “ A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós (2 Co 13.13) . Verificamos também as três pessoas mencionadas separadamente em efésios 4.4-6 “ há somente um corpo e um Espírito (pneuma), como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação, há um só Senhor (Kyrios) uma só fé, um só batismo, um só Deus (theos) e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

Em certo sentido a doutrina da trindade é um mistério que jamais seremos capazes de entender plenamente. Podemos todavia, compreender parte da sua verdade resumindo o ensinamento das escrituras em três declarações:

1 – Deus é três pessoas

2 – Cada pessoa é plenamente Deus – por que não tem como separa-las

3 – há um só Deus.