sexta-feira, 9 de julho de 2010

VENCENDO PELO PODER DE DEUS

TEXTO: POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE (Fil 4.13).


Introdução: As pessoas que estão no mundo não noção do que é estar servindo a Deus em Espírito e Verdade, buscando com amor profundo a respostas aas necessidades que no decorrer de nossa vida surgem constantemente.

Aqueles que servem a Deus necessitam diariamente de um encontro com Seu criador, o qual não esconde seus ouvidos, daqueles que adquiriram o direito de serem chamados filhos de Deus, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O mundo vive segundo as suas forças, o que consideram ser necessário para sua sobrevivência. Não existe unidade e parceria entre eles, o que ocorre e impera é a lei de levar vantagem em tudo. A união é simbólica e a parceria é superficial; diferente do que Deus propõe para os seus escolhidos, conforme consta no Salmo 133 O quão bom e suave é que os irmãos vivam em união.

Vamos analisar o versículo lido em Filipenses 4.13

1) Posso – Segundo o dicionário grego – esta palavra tem a finalidade de capacitar, dar poder, infundir força ou poder em alguém – ou seja ter a força física que permite à pessoa realizar tarefas difíceis.

2) Todas – quantidade de coisas sem limites, que engloba inúmeras situações e coisas – no entanto a Palavra de Deus diz que nem todas me convém .

3) Naquele – é uma palavra que quer dizer em alguém – não é sinônimo de palavra solitária ou isolada. Destaca que o poder de realizar ou agir, não está na capacidade humana de cada um, mas sim ligado a um poder além do sobrenatural – aqui em questão refere-se ao poder do próprio Deus.

4) Fortalece - é palavra derivada de força – que tem o seguinte significado: vigor, robusto, sólido, enérgico, segurança e força moral.

A intenção irmãos (ãs) é trabalhar somente o significado deste versículo, para compreendermos o que o apóstolo Paulo estava passando, e trazendo para nossas vidas compreendermos o que nós passamos.

O apóstolo compreendeu que suas próprias forças nada eram para realizar tudo o que precisava ser feito, ou seja, sair a pregar o evangelho, curar e libertar a todos que encontrasse pelos caminhos; livrar as pessoas da morte espiritual e conduzi-las ao reino de Deus, além de dar testemunho de sua fé e esperança na volta do Mestre Jesus Cristo.

Estas coisas para nós hoje parecem ser irrelevante, mas para Paulo era a sua própria vida, tanto é que em determinado momento ele diz: miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte? Rm 7.24.

O envolvimento deste apóstolo com a obra de Deus foi além de suas próprias perspectivas de vida, deixou de viver como vivia para viver como Deus queria.

A nossa forma de viver ainda que andemos com Cristo, tem muita diferença quando comparada com a de Paulo. Como disse anteriormente, parece-nos irrelevante viver dessa forma – sem pensar em si mesmo, mas preocupado em fazer a vontade de Deus em todo nosso tempo.

A analise que fizemos do versículo mostra-nos que ainda que não façamos como Paulo, e estejamos vivendo num mundo muito diferente daquela época, a situação humana continua idêntica.

Deus não mudou as características humanas, porque o tempo passou ou porque temos mais tecnologias, as condições ao exatamente as mesmas.

Vejamos:

a) Posso – a nossa força nada é diante da força ou poder de Deus, e mesmo diante das coisas difíceis desta vida nos sentimos incapazes. Somente a força ou poder de Deus é que vai nos levar a superar as dificuldades e até mesmo realizar tarefas que são praticamente impossíveis de serem realizadas.

b) Todas – nós sabemos que se nos aplicarmos vamos realizar todas as coisas que porventura venham as nossas mãos. Porém como servos de Deus, precisamos separar o que vai trazer edificação e o que vai trazer destruição para nós. Diante desta responsabilidade, eu preciso me lembrar que não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim Galatas 2.20 ; e tudo o que eu estiver fazendo não é mais para a minha satisfação pessoal; (vocês se lembram da situação de Paulo), mas para a satisfação do Senhor Jesus Cristo, que é meu Senhor e Salvador. Então tudo o que eu me propuser a fazer, precisa ser feito mesmo com dor, angustia ou dificuldade, pois estou fazendo para a glória de Deus e não para minha própria gloria. Pois como está escrito em I Corintios 1.31 _ Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

c) Naquele – a nossa força e poder não vêm de homens, mas de Deus que criou e formou todas as coisas, pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas principados e potestades nos lugares celestiais.

d) Fortalece – é Deus que continua a nos dar vigor, saúde e força moral, para então resistirmos diante das dificuldades.

Percebam que ainda que nós não vivamos no mesmo intuito que Paulo tinha, continuamos a ser dependentes de Deus.

Paulo conseguiu compreender sobre sua dependência e nós, conseguimos compreender que dependemos em tudo de Deus?

Paulo em nenhum momento fez a obra do Senhor de qualquer forma ou sem preocupação, antes empregou a sua vida em fazer sempre o melhor, de tal forma que disse “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” I Cor 11.1.

Nós estamos numa situação muito cômoda – chegamos a igreja, prestamos nosso culto e terminou nosso compromisso, cada qual vai para sua casa e terminou o compromisso. É isso mesmo?

Não, não é isso!

O que está em nossas mãos para fazer, precisa ser o melhor, pois não é para homens, mas sim para o Nosso Senhor e Salvador.

Se é um louvor preciso ensaiar e oferecer o meu melhor – se não der deixa para o próximo culto.

Se tiver a responsabilidade de algum trabalho em nossas mãos, não podemos deixar que outros o façam, ou então fazê-lo parcialmente. Deus espera que eu realize o que foi colocado em minhas mãos, e ainda me esforce para fazer o melhor. Independente das dificuldades eu preciso fazer. E isto envolve amor pela obra, dedicação a Deus e compromisso com o Criador.

Também vai envolver humildade, e reconhecimento de erros, pois muitas almas dependem do que eu estou fazendo. É algo muito sério.

Volto a frisar que o apóstolo Paulo, empregou sua vida para fazer o melhor para Deus.

Deus não mudou, continua sendo o mesmo de ontem, hoje e o será eternamente.

Leiamos todos juntos Filipenses 2. 13 ao 16

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como e efetuar, segundo a sua boa vontade.
Fazei todas as coisas sem murmurações e contendas
Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros do mundo.
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.



sexta-feira, 2 de julho de 2010

POSSESSÃO DEMÔNÍACA DE CRISTÃOS ?

QUAL A RELAÇÃO ENTRE SATANÁS E OS SALVOS?


Quando falamos em salvos, não estamos falando que uma vez salvo- salvo para sempre; não é neste ponto de vista que nós, enfocamos a salvação, mas daqueles os quais verdadeiramente se converteram, arrependeram-se de seus pecados e passaram a viver uma nova vida, servindo a Deus em espírito em verdade ( João 4.23-24).

Estes que nasceram da água e do espírito ( João 3.5) são servos (as) que entregaram a sua vida a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, sem temer o que iria acontecer, pelo contrário, foi-lhes motivo de alegria e gratidão terem sido encontradas por Cristo, neste mundo de lamaçal e de pecado. Elas se sentem lisonjeadas pela oportunidade de viverem uma nova vida, liberta da escravidão do pecado, que iria conduzi-las a morte, e morte eterna. Estes salvos valorizam o poder de Deus na Cruz através da vida de Jesus Cristo, agora em nós, por intermédio do Espírito Santo de Deus. Assim passam a ter prazer na Palavra de Deus, em guardar os seus mandamentos e servir a Jesus Cristo sem restrições ou condições.

Quanto a estas pessoas que se portam dessa forma, sabem que o triunfo de Jesus Cristo na Cruz é a garantia da vitória do crente. ( Mateus 4:1-11 ; Rom 5:12-19 )

1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.

2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.

3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.

4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo,

6 e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

8 Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles;

9 e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.

10 Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

11 Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram. Mateus 4.1-11


12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

13 Porque antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é levado em conta.

14 No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir.

15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos.

16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida.

19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um, muitos serão constituídos justos. Rom 5.12-19

Cristo derrotou Satanás na cruz e concedeu essa vitória a todos os cristãos. “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o principio. Para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo.” ( I Jo. 3-8, Cl 2:15, Hb 2:14-15 ).

Na exaltação de nosso Senhor, o cristão recebeu a imputação de sua vitória. E qual a suprema grandeza do seu poder para com o que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo de seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas (Ef 1.19-23).

Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, “pela graça sois salvos, e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus ( Ef2:4-6, Hb 1.13, I Pd 3;22).

Através da salvação de Deus, o cristão fica legalmente livre do poder de Satanás. “ para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás ´para Deus, a fim de que recebam eles a remissão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Jesus Cristo. Atos 26.18, Lc 10.17-20, II Co 4.4, Ef 2.1-3, Cl 1.13).

Através de sua vida santificada com Deus, o crente mantém sua liberdade legalmente adquirida. Ele deve submeter-se a Deus e resistir ao diabo....”Sujeitai, portanto, a Deus;mas resistir ao diabo, e ele fugira de vós Tg 4.7 – I Pd 5.8.

No entanto o autor do pecado, ainda não está aniquilado, ele continua a agitar o homem para pecar, pois sua astucia o leva a torcer e desvirtuar o real significado da palavra de Deus , como fez com Eva no Éden (Gn 3.1-6) induziu-os a pecar, e assim continua a fazer com a humanidade decaída e muitos cristãos desatentos.

Satanás e o reino das trevas sobre o qual ele reina apresentam desafios constantes e uma ameaça a eficiência e estabilidade dos cristãos. “ é minha convicção que se o nosso Senhor retirasse de nós Sua proteção e defesa ainda que fosse por um momento, Satanás não hesitaria em nos matar.”

Quando os crentes consideram seu conflito com Satanás, são dois os extremos que devem cuidadosamente ser evitados. O primeiro extremo é a tendência de ignorar este inimigo e tratar com leviandade toda a questão da demonologia. Uma das astutas estratégias de Satanás é manter-nos em ignorância quanto ao seu poder e operação. Muitos estão apenas preocupados em pregar o Evangelho e conquistar almas e da Pessoa de Jesus Cristo esquecendo-se de se preocupar com as astúcias de Satanás. Todo crente que determina ocupar-se com o Evangelho, a conquista de perdidos e o conhecimento do Senhor Jesus Cristo passará a ser um alvo para Satanás. Ignorar as armas de nossa guerra espiritual, fornecidas pelo Senhor para serem usadas contra Satanás e seu reino, é suicídio espiritual. Logo nos defrontaremos com o desastre espiritual se pretendemos ignorar este inimigo.

O segundo extremo – a ser evitado é a preocupação demasiada com Satanás e seu reino. É da estratégia de Satanás tornar-nos mais cônscios e atentos a ele e ao seu reino do que estamos para com Deus eterno, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo. Assim tudo passa a ser obra do diabo, todos os erros têm “a mão do diabo”; em hipótese alguma consideram os fracassos humanos, tudo é atribuído a Satanás, demonologia tudo ao seu derredor, ficando acuado e sem prazer em viver, com medos constantes, e um pavor que invade a sua alma, e quando vê a manifestação de demônios fica apavorado e perde até o controle.

Embora reconhecendo o terrível poder e astúcia do nosso inimigo, todo o teor das escrituras afirma que Satanás é um inimigo derrotado. Uma das tragédias é a exaltação que fazem do poder do maligno.

É problema comum daqueles que estão sendo atacados por Satanás, é preocuparem-se com pensamentos diabólicos de como ele está tentando, afligindo ou oprimindo e não meditam sobre a vitória que Cristo alcançou. Tomar consciência deste perigo é um passo útil para se anular a demasiada preocupação.

A maneira correta de se ver as coisas é sempre colocar o Senhor diante de nós, no centro de nossa visão e o inimigo a margem. Quando invertemos este papel, deixamos o inimigo no centro e Deus a margem isto é uma verdadeira tragédia.

A melhor maneira de mantermos o inimigo fora é colocar Jesus Cristo para dentro. As ovelhas não devem ficar apavoradas com o lobo, elas apenas têm de se manter apegadas ao pastor. Satanás não teme as ovelhas que estão orando, mas sim o pastor que está cuidando das ovelhas que estão orando.

O cristão instruído, cujas faculdades foram desenvolvidas pela Palavra e pelo Espírito, não temerá ao diabo. Quando for necessário, ele se levantará contra os poderes das trevas e o vencerá pelo poder do sangue do Cordeiro e pela Palavra do testemunho.

O apóstolo Paulo, parece ter experimentado no seu tempo uma compreensão crescente e mais ampla de suas próprias batalhas com o diabo. Suas epistolas contêm numerosas referências a esta guerra espiritual, conforme em Efésios 6:10-18. Paulo nos diz nesta passagem que devemos nos revestir de toda a armadura de Deus para podermos enfrentar as ciladas do diabo. Esta palavra cilada transmite o quadro de um inimigo astuto, malicioso e mesquinho. Ele é extremamente sutil e esperto na sua maneira de trabalhar contra nós.

Satanás é um inimigo que deve ser respeitado e compreendido dentro da posição e poder que lhe foram concedidos e garantidos por Deus, mas não devemos temê-lo. Temê-lo é deixar de apreciar a Pessoa e a obra de nosso Senhor Jesus Cristo. A vitória de Cristo sobre Satanás é total e completa. A pessoa que se apropria e faz uso pela fé dessa vitória que Cristo comprou e providenciou, tomará posse de uma coragem cheia de graça, vinda de Deus para estabilização do ser humano interior.

Dentro de todos estes questionamentos, devemos também considerar que qualquer cristão possa sofrer com as atividades de Satanás, assim demonstramos:resumidamente em três níveis:

Opressão demoníaca - ela vem do lado fora de nossa vida, estes poderes podem se aproximar o bastante para injetarem suas tentações em nossas mentes, para intrometer-se em nossas emoções, amolecer e condicionar nossa vontade e assaltar nossos corpos. Todos os cristãos têm de enfrentar esta opressão satânica e em vários graus. A opressão pode ser tão intensa, que as pessoas podem chegar aos desespero durante o processo. A nossa vitória em Cristo contra Satanás deve ser empregada totalmente (Ef. 6.13) contra as investidas do inimigo em qualquer nível de perturbação.

Obsessão demoníaca – como já falamos quando se vive única e exclusivamente buscando em tudo que dá errado, a participação do maligno.

Possessão demoníaca – pode um cristão ter demônios controlando verdadeiramente sua pessoa (corpo, alma e espírito) isto exige um exame cuidadoso da perspectiva bíblica sobre a suposta possessão demoníaca. Primeiramente devemos notar que a palavra possessão, embora tradicional, não é uma expressão da língua original. A maneira pela qual a língua grega trata este problema é a de chamar tais pessoas de endemoninhadas ou dizer que tinham um demônio.

É obvio que aquelas pessoas que Jesus e outros libertaram tinham demônios. Estes falavam através da boca das pessoas afligidas e recebiam ordem de sair. Tal pessoa possessa é controlada por este poder espiritual maligno e, geralmente, ele exerce sua atividade na pessoa à vontade. A pessoa não é ela mesma. Outro ser exerce o domínio sobre ela.

É de minha convicção, que nenhum cristão (vale lembrar aqui que estamos falando daqueles que realmente se converteram dos seus maus caminhos e nasceram de novo) pode ser possuído por um espírito maligno, no mesmo sentido que um incrédulo pode. O que ocorre é que temos muitas pessoas que estão freqüentando as igrejas e nunca conseguiram enxergar a verdadeira obra de Cristo e sua vitória na cruz, com isto, são cristãos fragilizados e sem convicção, no entanto, estão dentro das igrejas; e estes sim podem vir a ser vítimas de Satanás.

O verdadeiro cristão pode ser afligido e se descuidar pode vir a ser controlado em certas áreas do seu ser, mas ele não pode jamais ser possuído totalmente e controlado como um incrédulo. No momento em que uma pessoa se torna cristã, o Espírito Santo opera o nascimento do seu espírito. “ o que é nascida da carne é carne, o que é nascido do Espírito, é espírito Jo 3.6.

Vejamos uma importante citação de Opal Reddin – no livro Confronto de poderes, no capitulo intitulado podem os demônios possuir cristão? Ela esboça vários princípios neotestamentário que atestam a segurança do cristão. Resumirei alguns deles:

Primeiro: - o crente cidadão – O Rei do reino da luz é Cristo, enquanto o príncipe do reino das trevas é Satanás.

Os que não aceitam o plano de salvação de Deus através de Cristo “pertencem” ao reino de Satanás. Elas são possessão dele. Ora, a pergunta não diz respeito aos cidadãos do reino de Satanás, neste quesito as pessoas não salvas podem ser possuídas por demônios. Nossa atenção, portanto está voltada para os cidadãos do Reino da luz, isto é o que nasceram de novo e tornaram-se cristãos.

Mudemos a analogia de cidadão para propriedade. Quando um pecador aceita a Cristo como seu salvador, e isto envolve um verdadeiro arrependimento, ele é possuído, por assim dizer, por Cristo. Cristo habita nele.

No mundo espiritual não há co-propriedade ou ocupação conjunta, tendo se tornado possessão de Satanás, por isso que é impossível um verdadeiro cristão, nascido de novo, ser possuído por demônios.

Segundo:- O crente nascido de novo esta guardado. Uma vez que o pecador se arrepende e se voltsa para Cristo, ele torna um crente nascido de novo. Ele deixa o reino das trevas e se torna um cidadão do reino da luz.

Cristo agora é seu Rei e está assentado no trono de seu coração, se submete completamente a Cristo, está seguro Rm 8.38-39.

É impossível Satanás possuir de novo o que Cristo já possui. Contanto que o cristão permaneça fiel ao Senhor. Se ele rejeita aquele que dele se apossou, isto é outra coisa. O crente foi salvo pela fé e é mantido pela fé, sua salvação estará garantida. Enquanto mantiver sua fé, Satanás não pode reconquistá-lo, muito menos habitar nele. Satanás pode até fazê-lo tropeçar ou influenciar seu comportamento, mas não pode apossar-se dele.

Terceiro:- O crente nascido de novo esta alistado Ef 6.12 “è incrível ver soldados do exercito de Deus preocupados em expulsar demônios de seus compatriotas cristãos, em vez de entrincheirados e libertando prisioneiros que estão escravizados por Satanás! Desde quando o cristão tem se tornado cativo para precisar ser liberto? Satanás perdeu seu poder sobre o cristão. Ele pode nos tentar, nos oprimir, nos ferir. Mas se mantivermos nossa fé, ele não pode se apossar de nós. Paulo declara que o corpo do cristão é templo do Espírito Santo e que Deus deve ser também glorificado através de nosso corpo I Co 6.19 -20 Fp 1.20.

A alma do cristão, que contém sua mente, sua vontade, e suas emoções, está em processo de transformação através do crescimento na graça e da obra do amadurecimento na plenitude do Espírito Santo em sua vida (Rm 12.1-2). Assim contamos com a Graça salvivica e renovadora de Deus para nós.

Assim conhecer e entender sobre a Graça de Deus para conosco é algo imprescindível para o verdadeiro cristão, saber que neste mundo ele está vencendo única e exclusivamente por méritos de Jesus Cristo.

Bibliografia

O adversário Mark I. Bubeck – editora Vida Nova – 2ª edição 2009 SP

Vencer o adversário Mark I. Bubeck – editora Vida Nova – SP 1993

Feridas Satânicas – Carroll Thompson – editora Graça ditorial RJ - Fevereiro 1999

Confronto de poderes – Opal Reddin – editora Vida – SP 1996